Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Curso on-line de Propriedade Intelectual aplicado à experiência do IFBA terá abertura no dia 17
conteúdo

Curso on-line de Propriedade Intelectual aplicado à experiência do IFBA terá abertura no dia 17

A formação é voltada a docentes, estudantes e técnicos(as)-administrativos(as) dos 22 campi do Instituto, mas a atividade é aberta a quaisquer interessados. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 24 de maio no Sympla.
por Janaina Marinho publicado: 11/05/2023 08h51, última modificação: 12/05/2023 19h53

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio do Departamento de Inovação (Dinov) da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PRPGI) está com inscrições abertas para o curso on-line Propriedade Intelectual (PI) em Foco: teoria e procedimento aplicados ao IFBA, que terá sua abertura no dia 17 de maio, com a abertura e apresentação do curso e introdução das temáticas que serão tratadas. 

A formação é voltada para a aplicação da Propriedade Intelectual no âmbito do Instituto Federal da Bahia e tem como público-alvo: docentes, estudantes e técnicos(as)-administrativos(as) dos 22 campi do Instituto. A atividade não tem limite de vagas e também é aberta a quaisquer interessados.

O curso é dividido em 10 módulos, com carga horária de 30 horas e será transmitido pela TV IFBA, no YouTube. O(a) participante deverá alcançar pelo menos 75% da frequência para receber o certificado de 30h expedido pela PRPGI/Dinov.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 24 de maio, no Sympla

A programação contempla temas como: Introdução aos ativos da PI; Política de Inovação e fluxo dos processos de PI; Direito Marcário aplicado ao IFBA; Patentes aplicadas ao IFBA; Desenho Industrial aplicado ao IFBA; Registro de Software aplicado ao IFBA; Topografia de Circuito Integrado aplicada ao IFBA; Contratos de Tecnologia aplicados ao IFBA; Indicação Geográfica aplicada ao IFBA; Agronegócio e PI; Direito Autoral aplicado ao IFBA; Conhecimentos dos Povos Tradicionais: cultura indígena; bem como relatos de experiências e Agenda Futura.

PROPRIEDADE INTELECTUAL PROTEGIDA POR LEI

“Com fins de disseminação da cultura inovadora e formação em Propriedade Intelectual, o Departamento de Inovação vem realizando cursos com a finalidade de difundir o conhecimento na área e fazer o seu papel como órgão gestor da Inovação no IFBA”, explica Deise Piau, chefe do Departamento de Inovação (Dinov). O objetivo do curso é disseminar a propriedade intelectual nos 22 campi; desenvolver a habilidade de identificação dos ativos de propriedade intelectual; revelar competências desenvolvidas por pesquisadores(as), docentes e técnicos(as) do IFBA; fortalecer as relações interinstitucionais a partir do Núcleo de Inovação e Tecnologia (Dinov/IFBA); e lançar nova agenda relacionada ao fomento da cultura da Propriedade Intelectual na instituição.

De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a Propriedade intelectual (PI) refere-se a criações da mente, como invenções; obras literárias e artísticas; desenhos; e símbolos, nomes e imagens usados ​​no comércio. Ela é protegida por lei, por exemplo, por patentes , direitos autorais e marcas registradas , que permitem que as pessoas obtenham reconhecimento ou benefícios financeiros com o que inventam ou criam. 

O sistema de PI visa promover um ambiente no qual a criatividade e a inovação possam florescer e beneficiar a sociedade e seus criadores.  

O IFBA como instituição de Ensino, Pesquisa, Inovação e Transferência de Tecnologia, tem a PI permeando seu cotidiano de forma permanente. Os Departamentos de Inovação buscam disseminar conceitos, estimular a Inovação e Transferência de Tecnologia e difundir a legislação vigente para que os membros das suas instituições não incorram em ilegalidades e falhas nos processos e fluxos da área. Com esse objetivo, o Dinov preparou a formação voltada para a realidade do Instituto. “O curso é importante porque promove a difusão da PI nos campi e serve de termômetro para nossas futuras ações”, conclui Deise Piau.