Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Consulta à comunidade fará levantamento das ações e demandas de internacionalização do IFBA

Notícias

O formulário, voltado aos docentes e técnicos(as)-administrativos(as), ficará disponível até 20 de abril.
por Janaina Marinho publicado: 27/03/2023 16h45, última modificação: 27/03/2023 16h45

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) disponibilizou consulta à comunidade interna, voltada aos docentes e técnicos(as)-administrativos(as), para realizar um levantamento sobre as ações e demandas de internacionalização da instituição.

O formulário está disponível através do link: https://forms.gle/ySWYcR5V97dUb2BE7 até o dia 20 de abril. O documento consta de informações gerais; dados acadêmicos; conhecimentos linguísticos; ações de internacionalização; e necessidades/demandas de internacionalização.

“Gostaríamos de ressaltar a importância dos resultados dessa pesquisa para a internacionalização do IFBA tendo em vista o rol de oportunidades para docentes, técnicos e estudantes para a difusão e a construção do conhecimento”, explica Paula Souza de Oliveira, integrante da equipe Arinter. Com os dados, o setor saberá as necessidades dos integrantes do IFBA e terá um panorama mais completo para ampliar a internacionalização na Instituição. A ação é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024.

São diversas as possibilidades de iniciativas de internacionalização. Ações como mobilidade e a cooperação internacional; a condução de projetos e atividades conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e inovação com a comunidade acadêmica internacional; a dupla diplomação; a cotutela; a oferta de disciplinas/cursos em idiomas estrangeiros e/ou em conjunto com instituições/docentes no exterior; o intercâmbio internacional virtual; a orientação acadêmica a estudantes internacionais; o envolvimento com instituições e organizações internacionais de diversas naturezas; a organização de eventos internacionais; a realização de publicações conjuntas com pesquisadores internacionais, entre outras.