Conquista inédita: Projeto institucional do IFBA é aprovado em edital do CNPq de apoio a programa de bolsas de Mestrado e Doutorado
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebeu parecer favorável ao projeto institucional submetido à Chamada CNPq nº 69/2022, cujo resultado final foi divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O resultado está disponível na página de chamadas o CNPq (clique aqui).
O resultado final da Chamada, que contempla R$ 129 milhões para bolsas de mestrado e doutorado, foi divulgado na segunda-feira (3). No total, 72 propostas foram aprovadas, entre elas a do IFBA. Serão ofertadas às instituições que receberam parecer favorável 1.181 bolsas, sendo 624 de mestrado e 557 de doutorado.
Na Bahia, das sete instituições públicas de ensino – cinco federais e duas estaduais – que submeteram projetos à Chamada CNPq nº 69/2022, apenas três receberam parecer favorável: o IFBA, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), as bolsas serão concedidas por meio dos Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação apresentados pelas Instituições de Ensino Superior (IESs) e pelas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). O edital do CNPq estabelece que a implementação das bolsas deverá ser realizada em até seis meses a partir da divulgação do resultado final da Chamada. “Após a data limite para implementação das bolsas, aquelas não implementadas serão recolhidas a fim de serem utilizadas em novas Chamadas Públicas”, define o documento do CNPq.De acordo com o diretor executivo da PRPGI, André Martins, a previsão inicial é de que o Instituto Federal da Bahia seja contemplado com 20 bolsas, que serão destinadas a projetos desenvolvidos por estudantes de mestrado e doutorado do IFBA a serem selecionados(as) em chamada pública específica. Na avaliação de André, a aprovação da proposta na seleção do CNPq “significa o reconhecimento ao projeto institucional, produzido pela PRPGI e Coordenadores dos Programas Stricto Sensu do IFBA, submetido ao Edital do CNPq”. André Martins ressalta a importância e o caráter inédito do resultado conquistado pelo Instituto. Segundo ele, a concessão de bolsas na pós-graduação é uma “ferramenta fundamental” para a qualidade da pesquisa, “pois torna possível que o estudante se dedique de forma exclusiva ao seu projeto de mestrado ou doutorado”, afirma, ao destacar que, em muitos casos, a concessão de bolsas é “determinante para a permanência e êxito dos estudantes, pois muitos não têm outra fonte de renda ou emprego que viabilizem tempo para estudo”, conclui.
VINTE BOLSAS E R$ 2,2 MILHÕES
“Foi com imensa satisfação que nós da PRPGI recebemos o resultado da Chamada CNPq nº 69/2022 que se configura como uma conquista histórica e inédita para a Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal da Bahia”, celebra o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ivanildo Santos.
O gestor explica que serão 20 bolsas de mestrado e doutorado, “computando um valor total de aproximadamente 2,2 milhões de reais até 2027”. Segundo Ivanildo, o desempenho do IFBA coloca o Instituto como uma entre das cinco Instituições da Rede Federal de EPCT que tiveram resultado favorável.
"É inegável que a concessão de bolsas de pesquisas colabora na qualidade e indicadores dos cursos, impactando de forma significativa na permanência e taxa de sucesso dos discentes, para além de possibilitar uma dedicação integral às pesquisas e atividades do programa que participam”, afirma a chefe do Departamento de Pós-Graduação, Rivailda Argollo. Ela qualifica o resultado obtido pelo IFBA como “um marco para instituição” que demonstra um “reconhecimento das propostas do IFBA no cenário nacional”, além de ser uma “importante conquista” no contexto dos programas de pós-graduação stricto sensu.
Rivailda destaca também que o IFBA participa da concessão de bolsas com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). “Neste ano, pela primeira vez, o Instituto obteve outro importante resultado ao integrar a Chamada, organizada pela Capes, para selecionar bolsistas no âmbito do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)”, conta.“É importante destacar que o resultado positivo da nossa proposta contou com a habilidosa articulação da PRPGI, junto aos Programas de Pós-Graduação do IFBA, do diretor executivo, professor André Martins e a colaboração da chefia do Departamento de Pós-Graduação, Rivailda Argollo, que, juntamente com os professores Márcio Luis Valença (DMMDC e Profnit), Allison Gonçalves Silva (PPGCTA), Luiz Pimentel Cavalcanti (PPGEM) e Allan Edgard Silva Freitas (PPGESP) elaboraram um projeto baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e que muito contribuirá para a formação, permanência e êxito de nossos pós-graduandos”, conclui o pró-reitor da PRPGI, Ivanildo Santos.