Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Comitê Gestor de EAD do IFBA visita Institutos Federais de referência em Educação a Distância

Divididos em duas comitivas, gestores(as) e servidores(as) que integram o CGEAD do IFBA conheceram de perto as experiências do IFSC, IFRS e IFES, entre os últimos dias 11 e 13 de janeiro. Em fevereiro, as visitas serão ao IFRN e IFRO.
por Bárbara Souza publicado: 19/01/2023 12h42, última modificação: 21/01/2023 16h58

"A pandemia da Covid-19 deixou reflexões importantes para a sociedade e uma delas diz respeito à discussão sobre uma possível oferta de EAD de qualidade, que consiga levar formação àquelas regiões do Brasil ainda não alcançadas. Mas é preciso ficarmos atentos aos desdobramentos das estruturas de oferta de EAD de Educação Profissional e Tecnológica que estão sendo induzidas em escala global, sem perdermos de vista os padrões de qualidade característicos da Rede Federal de EPCT”.
Jancarlos Lapa, pró-reitor de Ensino do IFBA

O Comitê Gestor de EAD (GCEAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) iniciou uma série de visitas a institutos da Rede Federal que têm se destacado na implementação de práticas de ensino EAD. Divididos(as) em dois grupos, os(as) integrantes do Comitê do IFBA visitarão cinco IFs. As primeiras visitas já foram realizadas entre os últimos dias 11 e 13 de janeiro ao IFSC, IFRS e IFES.

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, que também integra o Comitê, a escolha das visitas se baseou em estudo feito pelo Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (Conif) sobre a institucionalização da Educação a Distância na Rede Federal de EPCT. “Escolhemos os institutos que têm uma significativa prática com EAD”.

Nos últimos dias 12 e 13, uma comitiva do IFBA visitou a Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Bento Gonçalves, para conhecer de perto a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Educação a Distância, os cursos on-line oferecidos, documentos normativos, a forma de implementação das atividades e os resultados obtidos. O grupo do CGEAD do IFBA que visitou o IFRS e também o IFSC contou com a participação do pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, da assessora de Relações Institucionais, Juliana Mousinho, e da coordenadora da UAB, Elisângela Reis.

Paralelamente, também nos dias 12 e 13, um outro grupo formado por integrantes do Comitê Gestor de EAD do IFBA visitou o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O grupo foi integrado pela professora Jaqueline de Oliveira (UAB), da chefe do Departamento de Pós-Graduação e Qualificação da PRPGI, Rivailda Argôllo e do chefe de Departamento de Redes e Telecomunicações (DRT) da DGTI, Marcelo Sousa.

Jaqueline de Oliveira, da UAB, (à esq), Aline de Carvalho (IFES), Rivailda Argôllo (PRPGI) e Marcelo Sousa (DGTI). (Foto: acervo pessoal)

As duas próximas visitas serão realizadas em fevereiro. “Estamos no aguardo da definição da disponibilidade das datas pelo IFRN e IFRO”, informa o pró-reitor Jancarlos Lapa. Segundo ele, após a conclusão das visitas, será apresentado à Gestão um relatório das visitas, que servirá de alicerce para as reflexões sobre a Educação à Distância no IFBA”.

Sobre a perspectiva de implantação da EAD no IFBA, o gestor afirma que o ano de 2023 tende a ser um período de fundamentação para implantação, “uma vez que outras ações precisam ser desenvolvidas, a exemplo da estrutura tecnológica, a maturação do Projetos Pedagógicos dos Cursos bem como a formação de docentes para atuar na EAD”.

Jancarlos Lapa ressalta que a pandemia da Covid-19, vivenciada em escala global, “deixou algumas reflexões importantes para a sociedade de um modo geral. Na visão do pró-reitor, uma dessas reflexões “diz respeito à discussão sobre uma possível oferta de Educação à Distância de qualidade [enfatiza], que consiga levar formação àquelas regiões do Brasil ainda não alcançadas”. O gestor pondera, entretanto, que, por outro lado, “é preciso ficarmos atentos aos desdobramentos das estruturas de oferta de EAD de Educação Profissional e Tecnológica que estão sendo induzidas em escala global, sem perdermos de vista os padrões de  qualidade característicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, conclui.

O Comitê Gestor de Educação a Distância (CGEAD) do IFBA foi criado por meio da Portaria 2116, de 5 de junho de 2020.

Augusto Basso Veber, técnico de audiovisual do Campus Bento Gonçalves (IFRS), Elisângela Reis, coordenadora da UAB, a assessora de Relações Institucionais, Juliana Mousinho, o pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa e a coordenadora de EaD do IFRS, Júlia Marques de Carvalho. (Foto: acervo pessoal)

Matéria relacionada: IFBA cria Comitê Gestor de Educação a Distância