Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Campus Vitória da Conquista sedia 1º debate de candidatos à reitoria do IFBA em 2023
conteúdo

Campus Vitória da Conquista sedia 1º debate de candidatos à reitoria do IFBA em 2023

O debate aconteceu na última terça-feira, 14 de setembro, no Auditório Central do IFBA campus.
publicado: 20/11/2023 18h24, última modificação: 20/11/2023 18h40

Por Renata Lacerda *

Foi realizado na última terça-feira, 14 de novembro, no Auditório Central do IFBA campus Vitória da Conquista, o primeiro debate entre os três candidatos à eleição para o cargo de reitor(a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), os professores Fabíolo Amaral, Luzia Mota e Renato da Anunciação. Os trabalhos foram mediados pelo presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), Normando Raimundo de Lima Júnior.

O evento contou com a participação da comunidade acadêmica, com a presença de discentes, docentes e técnicos(as) administrativos(as) do campus Vitória da Conquista e visitantes de outros campi. Além da modalidade presencial, todo o debate foi transmitido remotamente através do canal TV IFBA no Youtube.

Os nove assuntos abordados foram de relevância temática para o IFBA, tais como: Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão, Gestão, Desenvolvimento Institucional, Acesso, Permanência e Êxito, Políticas Afirmativas, Gestão de Pessoas e Infraestrutura. O debate foi dividido em cinco blocos separados por intervalos de três minutos, entre cada um deles. Durante os intervalos foram realizados os sorteios dos temas e os(as) candidatos(as) puderam solicitar a presença de até dois de seus(suas) assessores(as) no palco.

Foto: Renata Lacerda

No primeiro bloco os três candidatos tiveram o prazo de cinco minutos para apresentação de sua biografia e do programa de campanha. A ordem de apresentação foi definida por sorteio. O primeiro a se apresentar foi o candidato Renato da Anunciação, seguido do candidato Fabíolo Amaral e por fim a candidata Luzia Mota.

No segundo bloco os candidatos formularam perguntas uns aos outros sobre o tema sorteado que foi Pesquisa e Inovação. O tempo de formulação foi de um minuto, com três minutos para tempo de resposta e dois minutos de réplica.

O terceiro bloco seguiu a mesma sistemática do bloco 2, com a diferença que os temas foram de livre escolha dos candidatos.

O quarto bloco do debate foi destinado à realização de perguntas dos(as) espectadores(as), tanto da plateia no presencial, quanto aos que assistiam pela internet. Foram realizadas três perguntas realizadas pelas categorias: discentes, docentes e TAEs, respectivamente. As três perguntas foram respondidas pelos três candidatos.

No quinto e último bloco os candidatos tiveram três minutos para as considerações finais.

O presidente da Comissão Eleitoral Central, Normando Júnior, mediou o debate. (Foto: Renata Lacerda)

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, Normando Júnior, o debate atingiu seu objetivo, “todos os candidatos conseguiram expressar suas ideias, seus pontos de vista, ocorrendo tudo dentro da normalidade, os candidatos tiveram uma conduta exemplar e respeitosa".

* Renata Lacerda é jornalista do campus Vitória da Conquista.