Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Campus Salvador realiza evento sobre o Dia Mundial da Filosofia
conteúdo

Campus Salvador realiza evento sobre o Dia Mundial da Filosofia

O evento é aberto ao público externo.
por Henrique Soares publicado: 14/11/2023 20h17, última modificação: 14/11/2023 20h17

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai realizar nesta quinta-feira (16), no Salão Nobre, o evento Dia Mundial da Filosofia na data de celebração.

O objetivo é discutir sobre o valor do ensino da filosofia no Ensino Médio e Ensino Superior dos cursos integrados e cursos de graduação do IFBA.

O evento é aberto ao público externo e a programação vai contar com mesas “Filosofia, Humanidades e Intelectualidade” e “Formação em Filosofia”, momento musical e terá a participação de pesquisadores/as da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do IFBA. A palestra “Por que a Filosofia interessa a democracia”, que será proferida pelo professor Frederik Moreira, da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participam a professora e chefe do Departamento de Filosofia, Maria Saievicz e do professor e coordenador do evento, Maurício Rios.

De acordo com a organização do evento, “O Dia Mundial da Filosofia é a data de sincronização de atividades que celebrem o reconhecimento do valor da Filosofia e da necessidade de sua ampla divulgação em benefício e por amor à humanidade”. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), indicando a terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano para a celebração.

Os/As organizadores/as da ação explicam ainda que a profissão do/a filósofo/a, “que frequentemente exerce a função de docentes e escritores/as, inclui atividades de produção científica, pesquisa, divulgação de saberes, gestão educacional, coordenação dos recursos humanos, comissões de ética e direitos humanos, entre outras. No âmbito educacional, a filosofia mostra seu extremo valor na formação das bases seguras do conhecimento científico e na promoção dos valores morais e éticos para os avanços tecnológicos, contribuindo para consolidação da formação técnica, cultural e humanística dos profissionais de todas as áreas”.

* Henrique Soares é jornalista do campus Salvador.