Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Campus Salvador conquista premiação e maior nota em Olimpíada no Ceará
conteúdo

Campus Salvador conquista premiação e maior nota em Olimpíada no Ceará

Estudantes do IFBA conquistaram três medalhas e uma menção honrosa na quinta edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF).
por Henrique Soares publicado: 23/05/2023 16h31, última modificação: 23/05/2023 16h31

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) mais uma vez manteve a tradição de se destacar em campeonatos de matemática realizados ao redor do Brasil. Estudantes da instituição conquistaram na quinta edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) três medalhas e uma menção honrosa. A prova da segunda fase aconteceu neste final de semana, de 19 a 21 de maio, no Campus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Foto: Divulgação

O estudante Gabriel Falcão, do curso técnico em mecânica, conquistou medalha de ouro e o primeiro lugar geral da competição, com a maior nota entre competidores oriundos de diversas partes do país. Já Madson Araujo, de automação industrial, alcançou uma medalha de prata. David Wesley, também aluno de mecânica, medalha de bronze e Atila Varjão, de automação industrial, menção honrosa. William Soares, de eletrônica, também participou da OMIF. 

A edição atual é referente ao ano passado, e a fase presencial teve de ser realizada neste ano por conta das consequências da pandemia de Covid-19. No último sábado (20), os estudantes puderam aproveitar minicursos, oficinas, palestras, mesas temáticas, apresentação de pesquisas e até uma mostra de jogos - tudo voltado para o despertar do interesse pela matemática. Já no domingo (21) os medalhistas foram anunciados.

Foram 7,6 mil alunos inscritos na primeira fase da atual edição da OMIF (realizada em novembro de 2022), e 383 nesta segunda etapa. Além disso, mais de 600 pessoas estavam inscritas para as palestras, minicursos e oficinas, com ampla participação de alunos das redes públicas de ensino da capital cearense.

Desde 2020, o campus Salvador se tornou Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na Bahia, atualmente só o campus Salvador é POTI. O Polo funciona aos sábados e recebe estudantes que se destacam em matemática, ofertando cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e em qualquer ano do ensino médio interessados em participar da OBMEP e da OBM.

Para Acelio Rodrigues, responsável pelo POTI do campus e preparação olímpica na área de matemática no campus, o resultado mostra o diferencial de ser um Polo do IMPA. Ele agradece a todos os docentes envolvidos “Não é simples dar aula no Poti, por ser um nível avançado requer muita preparação da  nossa parte”.

O diretor geral do campus, Ives Lima, que também é professor de matemática, comenta: “Estamos muito orgulhosos pelo brilhante desempenho na V OMIF, esse resultado é o misto do talento dos estudantes e a preparação para olimpíadas desenvolvida pelo Departamento de Matemática. Parabéns para todos os envolvidos, estudantes, professor Acelio, colaboradores e apoiadores!”.

Foto: Acervo Pessoal

(*) Com informações da Comunicação do IFCE

* Henrique Soares é jornalista do  campus Salvador.