Notícias
Caminhos Culturais acontece no campus Salvador de 13 a 17 de março
O projeto Mapa Cultural vai realizar de 13 a 17 de março, durante os três turnos de aulas, a exposição de arte visual Caminhos Culturais, na Praça Vermelha do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Na ocasião serão exibidos cartazes, mapas, folders e fotos produzidos em 2022 sobre cinema, carnaval, arquitetura, artesanato, arte urbana, inclusão, cidadania, música, religiosidades, educação, gastronomia, museus, teatro, literatura e capoeira nos bairros Barbalho, Lapinha e Santo Antônio Além do Carmo.
“Os mapas indicam a localização de lugares, eventos e sujeitos contatados ao longo da pesquisa. As fotos também trazem registros da metodologia adotada no trabalho de campo, fotos de entrevistas, conversas com moradores, dentre outras situações. Os cartazes são encartes elaborados a partir dos vídeos da Série "Caminhos Culturais", cujos vídeos estão disponíveis no portal.ifba.edu.br/cultura e no YouTube Comunicação SSA IFBA. A série de 16 curtas documentários possui versões com libras, legendas e está em curso a versão com audiodescrição para que todos e todas tenham acesso”, explica Catiane Rocha, professora e coordenadora do Mapa Cultural.
A abertura ocorrerá na próxima segunda-feira (13), às 10h20, com apresentações de músicas e poesias realizadas pela equipe do Mapa cultural. Estarão presentes os músicos Nadson Santos, professor do campus Camaçari e integrante da equipe do Mapa Cultural, Waky Hannah, do projeto Kadashá, e Orlando Portella.
A exposição é aberta ao público externo e os/as interessados/as devem encaminhar o nome completo e o número do RG, com o máximo de antecedência possível, para o e-mail para mapeamentointeligente@gmail.com ou para o perfil @mapaculturalifba no instagram. Após passar pelo campus, a equipe do projeto pretende levar a exposição para espaços e instituições dos bairros do entorno.
Projeto Mapa Cultural
O "Mapeamento Cultural do entorno do IFBA - Campus Salvador" é um projeto de pesquisa e extensão realizado no entorno do Campus Salvador desde 2020 com o objetivo de construir um mapa cultural do entorno da instituição e futuramente poder ampliar seu perímetro. A iniciativa é uma pesquisa interdisciplinar que identifica lugares, sujeitos, histórias e memórias das regiões pesquisadas.
Os curtas documentários Caminhos Culturais, produzidos pelo projeto Mapa Cultural, estão disponíveis no canal Comunicação SSA IFBA no YouTube e apresentam os vínculos comunitários entre o campus Salvador do IFBA e os bairros Barbalho, Lapinha e Santo Antônio Além do Carmo. Já o Mapa pode ser acessado na página do projeto na internet.
Mais informações: portal.ifba.edu.br/cultura