Abertura oficial do JIFBA 2023 reúne estudantes de 19 campi, dirigentes do IFBA e da Prefeitura de Camaçari
A quinta edição dos Jogos Integradores dos Estudantes do IFBA (JIFBA) foi aberta oficialmente no final da tarde desta segunda-feira, 7 de agosto, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Arembepe, no município de Camaçari. A cerimônia de abertura congregou as delegações dos 19 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que participam dos Jogos em 2023, e contou com a participação de dirigentes do IFBA, como a reitora do IFBA, Luzia Mota, a pró-reitora de Extensão, Nívea Cerqueira, os(as) diretores(as)-gerais dos campi participantes, pró-reitores e diretores(as) sistêmicos(as).
Os professores Sérgio Renato Souza e Líbia de Araújo Pereira, e técnica administrativa Suélia Braga, que compõem a Coordenação da quinta edição do JIFBA, também participaram da abertura do evento, que reuniu ainda secretários(as) e subsecretários da Administração Municipal de Camaçari, a exemplo da secretária de Turismo, Cristiane Bacelar e do titular da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo.
Depois da execução dos Hinos do Brasil e da Bahia, houve o acendimento e entrada da Pira Olímpica, apresentação artística (performance de dança) e o Juramento do(a) Atleta foi conduzido pelo estudante Eric Barbosa, do campus Ilhéus, sendo repetido pelos quase 700 estudantes-atletas dos 19 campi.
Realizado pela primeira vez na cidade de Camaçari, o JIFBA deste ano conta com competições esportivas em sete modalidades, nas categorias feminino e masculino: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, vôlei e xadrez. As atividades do evento se estendem até a próxima sexta-feira (11) e são realizadas no município de Camaçari, em quatro unidades: no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), onde foi realizada a cerimônia de abertura dos Jogos; no campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); e na Cidade do Saber (Rua do Telégrafo, s/n, Bairro Natal), também localizada naquele município. Mas apenas as provas de atletismo serão realizadas, no Estádio Municipal de Camaçari.
Além da realização das competições esportivas em sete modalidades, também serão realizadas atividades da 2ª edição da Mostra dos Jogos Interculturais Indígenas e Africanos do IFBA (Joindaf), a exemplo das oficinas de capoeira, arco e flecha, e mancala (jogo de tabuleiro de origem africana), corrida de maracá e tacape (modalidades de jogos indígenas). Para conferir a programação do JIFBA clique aqui.
Na sexta-feira (11), último dia dos Jogos, serão realizadas no Centro de Iniciação ao Esporte as finais femininas e masculinas de voleibol e basquete, pela manhã, e de handebol e futsal, à tarde. A solenidade de premiação dos atletas será realizada no dia 11, às 17h, no mesmo local.
TRANSFORMAÇÃO, INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO E ALEGRIA
Após cumprimentar efusivamente os(as) estudantes, a reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota, convidou todas(as) as(os) diretoras(es) dos campi a estarem ao seu lado, citando nominalmente a(o) gestora(or) de cada um dos 19 campi. A gestora ressaltou a parceria e o empenho das diretoras e diretores para viabilizar a participação dos(as) estudantes das respectivas unidades na competição. “Agradeço a todas, todas as pessoas que se dedicaram e estão se dedicando para que o JIFBA 2023 esteja acontecendo: as técnicas e técnicos administrativos, as e os professores, gestoras e gestores. E a elas e eles, nossos estudantes: muito obrigada por tornarem este evento tão bonito!”, disse Luzia Mota. A reitora sublinhou o “acolhimento” e “apoio” da Prefeitura de Camaçari para sediar a competição, ressaltando também que o município conta com infraestrutura adequada para sediar os Jogos.A secretária de Turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar, que integrou a mesa de abertura do JIFBA, foi a primeira autoridade a dar boas-vindas às delegações dos campi. “Em nome da reitora Luzia Mota e da pró-reitora Nívea Cerqueira, estendo nossas boas-vindas e nosso agradecimento a todos os professores, técnicos, monitores e estudantes”, disse, com entusiasmo. A secretária destacou o agradecimento ao professor Sérgio Renato – coordenador dos Jogos, ao lado da professora Líbia Araújo – e à professora Soraia Brito, chefe do Departamento de Ações Culturais e de Esporte e Lazer (Dacel), da Proex. “Jogos são sinônimo de paz, alegria e amizade. Sejam todos muito bem-vindos!”, concluiu Cristiane.
- A subsecretária do Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari, Dilma Mendes, treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol 7 eleita a melhor Treinadora de Futl 7 do Mundo de 2022, pela Federação Internacional da modalidade. (Foto: Adriana Says/Sejuv)
A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Elis Lopes, os pró-reitores de Ensino, Jancarlos Lapa, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ivanildo Santos, além das diretoras de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM), Helen Sampaio, e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE), Norma Souza de Oliveira, também prestigiaram a cerimônia de abertura do JIFBA 2023.
OS CAMPI PARTICIPANTES
A 5ª Edição dos Jogos Integradores (JIFBA), em 2023, conta com estudantes de 19 campi do IFBA:
• Barreiras
• Brumado
• Camaçari
• Euclides da Cunha
• Eunápolis
• Feira de Santana
• Ilhéus
• Irecê
• Jacobina
• Jequié
• Juazeiro
• Paulo Afonso
• Salvador
• Santo Amaro
• Santo Antônio de Jesus
• Seabra
• Simões Filho
• Valença
• Vitória da Conquista
Para consultar informações sobre as equipes e atletas de cada campus, que estão participando das competições nas respectivas modalidades esportivas, basta acessar a página do JIFBA.
Para conferir o quadro de modalidades nas quais cada campus participa clique aqui.
JOGOS INTERCULTURAIS
A Mostra dos Jogos Interculturais Indígenas e Africanos (Joindaf) é uma das ações voltadas ao cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que concerne à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que que tornam obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar com ênfase nas disciplinas de História, Arte e Literatura, objetivando a educação para as relações étnico-raciais. A segunda edição do Joindaf tem como objetivo a valorização e vivência de práticas de jogos, esportes e brincadeiras de matriz africana, afro-brasileira e indígena para a comunidade acadêmica.
PARCERIA
No último dia 25, o reitor em exercício do IFBA, Jancarlos Lapa, e o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo Araújo da Silva, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Camaçari que assegurou a utilização do Centro de Iniciação ao Esporte como sede principal dos Jogos Integradores do IFBA. Localizado em Arembepe, o CIE é gerido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) do município de Camaçari, conta com área total de 4494 m2 e ginásio poliesportivo com cerca de 1800 m2 de área coberta.
Matérias relacionadas:
Disponível programação do JIFBA 2023
5ª edição do JIFBA será realizada em agosto e deve reunir cerca de 700 estudantes