Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 5ª edição do JIFBA será realizada em agosto e deve reunir cerca de 700 estudantes
conteúdo

5ª edição do JIFBA será realizada em agosto e deve reunir cerca de 700 estudantes

Na edição deste ano, estudantes de 19 campi do IFBA participarão dos Jogos Integradores, que acontecerão no Centro de Iniciação ao Esporte, em Arembepe. Gerido pela Prefeitura de Camaçari, o CIE dispõe de ginásio poliesportivo com mais de 1700 metros quadrados de área coberta.
publicado: 28/07/2023 18h15, última modificação: 31/07/2023 17h16

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará a 5ª Edição dos Jogos Integradores dos Estudantes do IFBA (JIFBA) entre os próximos dias 7 e 11 de agosto, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) em Arembepe.  A edição deste ano vai contar com a participação de cerca de 700 estudantes de 19 campi do Instituto, que vão competir em sete modalidades esportivas, feminino e masculino: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, vôlei e xadrez.  De acordo com informações da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), ao todo a realização desta edição do JIFBA mobiliza a participação de 1000 pessoas entre estudantes, docentes, técnicos(as) administrativos(as), monitores(as) e parceiros(as).  Já está disponível para acesso o site (https://copafacil.com/-n_j8gcgsr9-bljuf8fr) que reúne informações sobre as equipes de cada campus que participarão das competições nas respectivas modalidades esportivas.

Registro de uma das reuniões da equipe organizadora do JIFBA (Foto: Divulgação)

No último dia 25, o reitor em exercício do Instituto Federal da Bahia, Jancarlos Lapa, e o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo Araújo da Silva, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Camaçari que assegura a utilização do Centro de Iniciação ao Esporte para a realização dos Jogos Integradores do IFBA. Localizado na Rua Djalma Dutra, Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, o CIE é gerido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) do município de Camaçari, e conta com área total de 4494 m2 e o ginásio poliesportivo conta com certa de 1800 m2 de área coberta.

De acordo com a pró-reitora Nívea Cerqueira, a realização do JIFBA “inaugura o termo” e possibilita a realização dos Jogos Integradores em um local que dispõe de uma infraestrutura “de excelência”. Nívea ressalta “a mobilização e o empenho” da Prefeitura de Camaçari para viabilizar a cessão do espaço poliesportivo para este fim e sublinha que o Acordo de Cooperação Técnica assinado tem, entre outros objetivos, o de promover o intercâmbio entre os projetos esportivos realizados pela Prefeitura Municipal de Camaçari e o IFBA, contribuindo para a permanência e êxito dos(as) estudantes e para congregar discentes de todos os campi do Instituto.

A pró-reitora de Extensão, Nívea Cerqueira (ao centro, de óculos) destaca que “hoje o JIFBA é o maior evento Institucional do IFBA”, cuja realização mobiliza todos os campi e Reitoria. (Foto: Divulgação)

A chefe do Departamento de Ações Culturais e de Esporte e Lazer (Dacel), da Proex, Soraia Brito afirma que a cooperação entre a Administração Municipal de Camaçari e o IFBA possibilitará também a ampliação do acervo cultural esportivo dos(as) estudantes do Instituto “com oferta diversificada de modalidades esportivas, bem como atividades esportivas das diversas culturas que compõem a sociedade brasileira”, além de estimular o envolvimento de toda a comunidade interna (docentes, técnicos(as) e discentes) com a comunidade externa residente do município de Camaçari. A gestora cita ainda a contribuição da prática de esportes e do desenvolvimento de atividades culturais para a “saúde física e mental” dos(as) estudantes.

Secretária de Turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar, Soraia Brito (chefe do Dacel) e Ivo Cardoso, diretor executivo da Proex. (Foto: Divulgação)

“Para além de assegurar os espaços para a realização dos Jogos Integradores do IFBA este acordo irá estreitar os laços entre os dois entes possibilitando outras ações para o fortalecimento e desenvolvimento dos esportes na região”, afirma Nívea Cerqueira.  Ela conta que o Acordo vem sendo articulado pelo Departamento de Ações Culturais e de Esporte e Lazer, juntamente com a comissão organizadora dos Jogos, “a partir de diálogos constantes com as Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), a Secretaria do Turismo, e de Relações Institucionais do Município de Camaçari, que culminaram na sua assinatura”.

CAMAÇARI “DE BRAÇOS ABERTOS”

A secretária de Turismo do município, Cristiane Bacelar declara que “ser anfitrião dos Jogos do IFBA é uma honra para Camaçari, é movimentar toda a nossa costa, é mostrar à juventude da Bahia o que Camaçari tem de bom. Tenho certeza: é uma união de esforços uma parceria que vai trazer muitos benefícios”, afirma, ao ressaltar que “nossa expectativa é que a gente seja sede permanente para esses jogos, porque o que Camaçari tem a oferecer realmente vai ficar na lembrança de toda essa linda juventude”.

“É um evento que movimenta a economia local, fomenta os equipamentos turísticos, rede hoteleira, bares, restaurantes, movimenta a economia das localidades de Arembepe, onde vão acontecer os jogos e os alunos vão ficar”, avalia a coordenadora do CIE, Rosália Reis, que destaca a dimensão social do esporte e a importância dos Jogos Integradores para fomentar a economia da Costa de Camaçari.

“MAIOR EVENTO INSTITUCIONAL DO IFBA”

Na avaliação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), “hoje o JIFBA é o maior evento Institucional do IFBA”, e que envolve um conjunto de ações específicas para a sua realização, mobilizando todos os campi e Reitoria, toda a sua estrutura administrativa, que demanda “um longo e minucioso planejamento”, para culminar no encontro de integração esportiva. A Proex ressalta que a culminância deriva de um processo de trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Física ao longo de todo ano letivo, “que impacta no processo de permanência e êxito dos estudantes e em sua vinculação institucional”.

A chefe do Dacel, Soraia Brito, diz que "como afirma Gilberto Gil, cultura não é extraordinária, ela é ordinária, é igual a feijão com arroz, e portanto, todo o recurso destinado para promover esse campo deve ser considerado investimento e não gasto.

Soraia lembra que, “já em sua 5ª edição, o evento deve estar anualmente em todo planejamento Institucional, de todas as áreas e unidades, reconhecendo a dimensão e capilaridade que ele tem e os impactos positivos que ele promove”. Nessa direção, enfatiza: “o JIFBA deve ser “aperfeiçoado cada vez mais no sentido de consolidar uma política pública de esporte e lazer, como também como estratégia de permanência e êxito”. Os coordenadores do Projeto dos Jogos Integradores, professores Sérgio Renato Souza e Líbia de Araújo Pereira, sublinham que para a realização do JIFBA 2023 foram feitas “diversas reuniões e visitas técnicas” aos espaços onde acontecerão os jogos, “visando a promoção de um evento que garanta de fato a integração, a dimensão formativa e educacional, a inclusão e a valorização da diversidade”.

PARTICIPAÇÃO DE 19 CAMPI

A 5ª Edição dos Jogos Integradores (JIFBA), em 2023, vai contar com estudantes de 19 campi do IFBA. São eles:

• Barreiras 

• Brumado 

• Camaçari 

• Euclides da Cunha 

• Eunápolis 

• Feira de Santana 

• Ilhéus

• Irecê 

• Jacobina 

• Jequié

• Juazeiro 

• Paulo Afonso 

• Salvador 

• Santo Amaro 

• Santo Antônio de Jesus 

• Seabra 

• Simões Filho

• Valença

• Vitória da Conquista 

TRÊS ANOS SEM JOGOS 

A pró-reitora Nívea Cerqueira lembra que a realização do JIFBA foi retomada em 2022, após três anos sem jogos em 2019, e em 2020 e 2021 - estes dois últimos por conta das restrições sanitárias, entre elas o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19.