5ª edição do JIFBA será realizada em agosto e deve reunir cerca de 700 estudantes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará a 5ª Edição dos Jogos Integradores dos Estudantes do IFBA (JIFBA) entre os próximos dias 7 e 11 de agosto, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) em Arembepe. A edição deste ano vai contar com a participação de cerca de 700 estudantes de 19 campi do Instituto, que vão competir em sete modalidades esportivas, feminino e masculino: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, vôlei e xadrez. De acordo com informações da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), ao todo a realização desta edição do JIFBA mobiliza a participação de 1000 pessoas entre estudantes, docentes, técnicos(as) administrativos(as), monitores(as) e parceiros(as). Já está disponível para acesso o site (https://copafacil.com/-n_j8gcgsr9-bljuf8fr) que reúne informações sobre as equipes de cada campus que participarão das competições nas respectivas modalidades esportivas.
No último dia 25, o reitor em exercício do Instituto Federal da Bahia, Jancarlos Lapa, e o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo Araújo da Silva, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Camaçari que assegura a utilização do Centro de Iniciação ao Esporte para a realização dos Jogos Integradores do IFBA. Localizado na Rua Djalma Dutra, Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, o CIE é gerido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) do município de Camaçari, e conta com área total de 4494 m2 e o ginásio poliesportivo conta com certa de 1800 m2 de área coberta.
De acordo com a pró-reitora Nívea Cerqueira, a realização do JIFBA “inaugura o termo” e possibilita a realização dos Jogos Integradores em um local que dispõe de uma infraestrutura “de excelência”. Nívea ressalta “a mobilização e o empenho” da Prefeitura de Camaçari para viabilizar a cessão do espaço poliesportivo para este fim e sublinha que o Acordo de Cooperação Técnica assinado tem, entre outros objetivos, o de promover o intercâmbio entre os projetos esportivos realizados pela Prefeitura Municipal de Camaçari e o IFBA, contribuindo para a permanência e êxito dos(as) estudantes e para congregar discentes de todos os campi do Instituto.
- A pró-reitora de Extensão, Nívea Cerqueira (ao centro, de óculos) destaca que “hoje o JIFBA é o maior evento Institucional do IFBA”, cuja realização mobiliza todos os campi e Reitoria. (Foto: Divulgação)
A chefe do Departamento de Ações Culturais e de Esporte e Lazer (Dacel), da Proex, Soraia Brito afirma que a cooperação entre a Administração Municipal de Camaçari e o IFBA possibilitará também a ampliação do acervo cultural esportivo dos(as) estudantes do Instituto “com oferta diversificada de modalidades esportivas, bem como atividades esportivas das diversas culturas que compõem a sociedade brasileira”, além de estimular o envolvimento de toda a comunidade interna (docentes, técnicos(as) e discentes) com a comunidade externa residente do município de Camaçari. A gestora cita ainda a contribuição da prática de esportes e do desenvolvimento de atividades culturais para a “saúde física e mental” dos(as) estudantes.
- Secretária de Turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar, Soraia Brito (chefe do Dacel) e Ivo Cardoso, diretor executivo da Proex. (Foto: Divulgação)
“Para além de assegurar os espaços para a realização dos Jogos Integradores do IFBA este acordo irá estreitar os laços entre os dois entes possibilitando outras ações para o fortalecimento e desenvolvimento dos esportes na região”, afirma Nívea Cerqueira. Ela conta que o Acordo vem sendo articulado pelo Departamento de Ações Culturais e de Esporte e Lazer, juntamente com a comissão organizadora dos Jogos, “a partir de diálogos constantes com as Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), a Secretaria do Turismo, e de Relações Institucionais do Município de Camaçari, que culminaram na sua assinatura”.
CAMAÇARI “DE BRAÇOS ABERTOS”
A secretária de Turismo do município, Cristiane Bacelar declara que “ser anfitrião dos Jogos do IFBA é uma honra para Camaçari, é movimentar toda a nossa costa, é mostrar à juventude da Bahia o que Camaçari tem de bom. Tenho certeza: é uma união de esforços uma parceria que vai trazer muitos benefícios”, afirma, ao ressaltar que “nossa expectativa é que a gente seja sede permanente para esses jogos, porque o que Camaçari tem a oferecer realmente vai ficar na lembrança de toda essa linda juventude”.
“É um evento que movimenta a economia local, fomenta os equipamentos turísticos, rede hoteleira, bares, restaurantes, movimenta a economia das localidades de Arembepe, onde vão acontecer os jogos e os alunos vão ficar”, avalia a coordenadora do CIE, Rosália Reis, que destaca a dimensão social do esporte e a importância dos Jogos Integradores para fomentar a economia da Costa de Camaçari.
“MAIOR EVENTO INSTITUCIONAL DO IFBA”
Na avaliação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), “hoje o JIFBA é o maior evento Institucional do IFBA”, e que envolve um conjunto de ações específicas para a sua realização, mobilizando todos os campi e Reitoria, toda a sua estrutura administrativa, que demanda “um longo e minucioso planejamento”, para culminar no encontro de integração esportiva. A Proex ressalta que a culminância deriva de um processo de trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Física ao longo de todo ano letivo, “que impacta no processo de permanência e êxito dos estudantes e em sua vinculação institucional”.
A chefe do Dacel, Soraia Brito, diz que "como afirma Gilberto Gil, cultura não é extraordinária, ela é ordinária, é igual a feijão com arroz, e portanto, todo o recurso destinado para promover esse campo deve ser considerado investimento e não gasto”.
Soraia lembra que, “já em sua 5ª edição, o evento deve estar anualmente em todo planejamento Institucional, de todas as áreas e unidades, reconhecendo a dimensão e capilaridade que ele tem e os impactos positivos que ele promove”. Nessa direção, enfatiza: “o JIFBA deve ser “aperfeiçoado cada vez mais no sentido de consolidar uma política pública de esporte e lazer, como também como estratégia de permanência e êxito”. Os coordenadores do Projeto dos Jogos Integradores, professores Sérgio Renato Souza e Líbia de Araújo Pereira, sublinham que para a realização do JIFBA 2023 foram feitas “diversas reuniões e visitas técnicas” aos espaços onde acontecerão os jogos, “visando a promoção de um evento que garanta de fato a integração, a dimensão formativa e educacional, a inclusão e a valorização da diversidade”.
PARTICIPAÇÃO DE 19 CAMPI
A 5ª Edição dos Jogos Integradores (JIFBA), em 2023, vai contar com estudantes de 19 campi do IFBA. São eles:
• Barreiras
• Brumado
• Camaçari
• Euclides da Cunha
• Eunápolis
• Feira de Santana
• Ilhéus
• Irecê
• Jacobina
• Jequié
• Juazeiro
• Paulo Afonso
• Salvador
• Santo Amaro
• Santo Antônio de Jesus
• Seabra
• Simões Filho
• Valença
• Vitória da Conquista
TRÊS ANOS SEM JOGOS
A pró-reitora Nívea Cerqueira lembra que a realização do JIFBA foi retomada em 2022, após três anos sem jogos em 2019, e em 2020 e 2021 - estes dois últimos por conta das restrições sanitárias, entre elas o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19.