Sisu: IFBA vai ofertar 1.555 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2023
Por Gilberto Amorim*
Estudantes que estão fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, cujas provas foram iniciadas ontem (13), poderão tentar uma vaga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A instituição disponibilizará 1.555 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2023.
Os cursos estão distribuídos nos campi localizados nas seguintes cidades: Salvador, Simões Filho, Valença, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Vitória da Conquista, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Jacobina e Jequié. Salvador é o município com a maior oferta de vagas, com quase 24% do total.
Os(as) interessados(as) em concorrer a uma vaga no IFBA precisarão utilizar as notas alcançadas em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e também na Redação.
Detalhes sobre os cursos oferecidos estão presentes no Termo de Adesão 1ª edição de 2023. Informações sobre a seleção também podem ser acessadas no site oficial do Sisu.
Sobre o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza.