Reitora visita quatro campi em municípios baianos atingidos por chuvas intensas
A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Mota, visitou os campi Porto Seguro, Eunápolis, Ilhéus e o Campus Avançado de Ubaitaba, entre os dias 10 e 12 de janeiro. Acompanhada pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura em exercício, Jálvaro da Hora, e pelo engenheiro Dagoberto Lopes, da Prodin, a gestora foi aos campi localizados em municípios atingidos gravemente pelas fortes chuvas na região para acompanhar de perto as ações que vêm sendo desenvolvidas pelas unidades do IFBA em apoio às comunidades locais.
“Além de prestar solidariedade à comunidade dos campi e à população das cidades, o nosso principal objetivo com a visita às unidades do IFBA é o de termos um momento de escuta com os nossos campi instalados em regiões atingidas tragicamente pelas chuvas, para que possamos acompanhar de perto a situação da nossa comunidade na região Sul e Extremo Sul da Bahia e as ações de apoio aos atingidos pela chuva”, afirma a reitora Luzia Mota.
O pró-reitor em exercício Jálvaro da Hora explica que na visita aos campi também foram tratadas “outras questões relativas à melhoria do funcionamento das unidades e condições de infraestrutura dos campi, onde realizamos visita técnica aos espaços de todas as unidades”.

O Campus Porto Seguro foi o primeiro a receber a equipe da Reitoria, na manhã da última segunda-feira (10). Além da pauta principal da viagem, a reitora participou de reunião com dirigentes e servidores(as) dos campi nas quais foram tratados outros temas relacionados a demandas institucionais da unidade de ensino, a exemplo do orçamento para 2022, a análise do campus sobre a expectativa de retorno presencial, a retomada do funcionamento do refeitório e fornecimento de refeições (almoço e jantar) aos(às) estudantes - visando alcançar a universalização o fornecimento da alimentação -, obra de requalificação da guarita de acesso ao campus e ações de melhoria da infraestrutura física no ginásio, auditório e no antigo Pavilhão de aula. A comitiva da Reitoria foi recebida pelo diretor geral do Campus Porto Seguro, Vinícius Rodrigues, o diretor de Ensino, Messias Passos, o diretor Administrativo, Edmar Maciel, e por Luana Góis, da Comissão de Assistência Estudantil.
EUNÁPOLIS, UBAITABA E ILHÉUS
Na tarde da segunda-feira (10), a equipe da Reitoria visitou o Campus Eunápolis, onde a reitora ouviu relatos sobre a situação enfrentada pela comunidade e se reuniu com dirigentes da unidade. Entre os assuntos que pautaram as conversas, além da execução orçamentária 2022, foram abordadas também demandas como a manutenção da infraestrutura (obra de recuperação do Reservatório, distribuição dos créditos de manutenção referentes ao contrato da empresa Renovar) e a criação de um centro de idiomas no campus.
Na terça-feira (11), foi a vez de a comitiva da Reitoria visitar o Campus Avançado de Ubaitaba. O planejamento para ampliação da oferta de novos cursos, a estruturação da equipe docente e TAE, e as obras de infraestrutura e adequação da unidade visando a implantação de curso Integrado estiveram em pauta nas conversas entre a reitora Luzia Mota e a equipe liderada pelo diretor geral do campus, Cleber Pereira dos Santos, empossado no cargo em setembro de 2021.
Na manhã desta quarta-feira (12), o Campus Ilhéus foi o último destino no roteiro da viagem da reitora aos campi. Além da visita às instalações da unidade e do diálogo sobre o cenário vivido pela população do município após as chuvas intensas, foram discutidas questões relativas a ações em desenvolvimento no âmbito pedagógico e administrativo, avaliação de itens relativos a estrutura física do campus, e a complementação da equipe multidisciplinar do campus.
VISITA AO PARQUE CIENTÍFICO
A reitora Luzia Mota também visitou as instalações do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSul, instalado na Uesc, sendo recepcionada pelo secretário executivo do PCTSul, Cristiano Villela.
O PCTSul é uma iniciativa do Comitê de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, formado em 2013, por cinco instituições: IFBA, IF Baiano, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
ROTA DE SOLIDARIEDADE
Confira os detalhes do roteiro da viagem da equipe da Reitoria:
Dia 10/01/2022 (segunda-feira) - Campus Porto Seguro 8h – 12h
Dia 10/01/2022 (segunda-feira) - Campus Eunápolis 14h - 18h
Dia 11/01/2022 (terça-feira) - Em trânsito Eunápolis-Ubaitaba 7h - 12h
Dia 11/01/2022 (terça-feira) - Campus Ubaitaba 13h - 17h
Dia 12/01/2022 - (quarta-feira) - Campus Ilhéus - 8h - 12h
Dia 12/01/2022 - (quarta-feira) – Saída Campus Ilhéus e voo de retorno da comitiva da Reitoria para Salvador – 14h
Conteúdos relacionados:
Fortes chuvas na Bahia - Nota das Instituições Públicas de Educação da Bahia
Nota de apoio e solidariedade às vítimas da chuva no sul e sudoeste baiano
IFBA Eunápolis faz parceria para auxiliar vítimas das chuvas no sul da Bahia




