Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado edital de seleção de estudantes da Rede Federal para participação no Sakura Science High School Program, programa de intercâmbio no Japão
conteúdo

Publicado edital de seleção de estudantes da Rede Federal para participação no Sakura Science High School Program, programa de intercâmbio no Japão

A forma e as condições de participação estão estabelecidas no edital publicado pelo Conif nesta quarta-feira (13). As inscrições e o envio da documentação devem ser feitas até às 23h59 do próximo dia 31 de julho.
por Bárbara Souza publicado: 14/07/2022 10h53, última modificação: 22/07/2022 16h40

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou nesta quarta-feira (13), a Chamada Pública para seleção de estudantes para participação no Sakura Science High School Program (Brazil), um programa de intercâmbio de curta duração no Japão. A forma e as condições de participação estão estabelecidas no Edital Conif/AI 14/2022, de 13 de julho de 2022.

Podem participar da seleção estudantes de ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) faz parte.  O intercâmbio será realizado no período de 6 a 12 de novembro de 2022 e os(as) estudantes selecionados(as) serão acompanhados(as) por dois servidores(as) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que serão selecionados(as) em processo específico.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO

Os(as) candidatos(as) devem submeter sua inscrição exclusivamente por meio do formulário de inscrição devidamente preenchido, até 23h59, horário de Brasília, do dia 31 de julho de 2022, data limite para envio de inscrições, conforme cronograma constante no Edital. 

Para a obtenção da carta de anuência do Instituto Federal da Bahia (ver informações do anexo II do Edital Conif/AI 14/2022, conforme itens 4.g e 5.c), o(a) estudante do IFBA deverá solicitar o documento à Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), através do e-mail international@ifba.edu.br, e encaminhar documentação que comprove o cumprimento dos requisitos de participação indicados no item 4 do edital do Conif.

“O objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes”, descreve o edital do Conif.

VAGAS E SUSBÍDIOS À PARTICIPAÇÃO

De acordo com o Edital Conif/AI 14/2022, serão selecionados(as) até três estudantes com matrícula ativa em cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal vinculadas ao Conif, caso do IFBA. Será selecionado(a) apenas um(a) estudante por instituição.

O edital informa que a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST) providenciará para os(as) estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica:

  • Bilhetes aéreos internacionais (classe econômica, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos);
  • Acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio;
  • Seguro-viagem;
  • Visto japonês.

Ainda conforme o edital publicado pelo Conif, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação “providenciará para os estudantes selecionados: a) Bilhetes aéreos para os trechos nacionais (da cidade de origem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e vice-versa); b) Emissão do passaporte”.

Confira a íntegra do Edital Conif/AI 14/2022 clicando aqui.

INFORMAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO 

Como informado, podem participar da seleção do Edital Conif/AI 14/2022 estudantes de ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta com mais de 1 milhão de estudantes em 41 instituições – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Juntas, as instituições têm mais de 600 unidades em todo o Brasil.