Programa Power4Girls vai selecionar estudantes em projeto que busca empoderar meninas por meio do estímulo à criatividade e inovação
Por Gilberto Amorim *
O Programa Power4Girls - Empower to Lead!, iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), vai selecionar alunas da Rede Federal com o objetivo de estimular o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. As selecionadas deverão solucionar, de forma criativa, um problema ou questão na área de acessibilidade e inclusão, tema desta edição do programa.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 16 de fevereiro de 2023, conforme estabelecido no cronograma presente no site www.power4girls.com.br. O Power4Girls tem como foco alunas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país, que, em 2023, estejam cursando o ensino médio. As candidatas não podem estar no último ano, nem prestes a concluir o ensino médio até o final do Programa.
Para se inscrever, será necessário montar equipe com um(a) professor(a) e quatro meninas de instituições de todo o país da Rede Federal de EPCT, da qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) faz parte. Em fevereiro deste ano, noticiamos o fato de que as equipes "ChaMinas", do Campus Camaçari e "EcóLico", do Campus Eunápolis foram selecionadas e representaram o IFBA na edição 2022 do Programa Power4Girls - Empower to Lead com ideias destinadas à resolução de problemas socioambientais e incentivo à sustentabilidade.
O Comitê de seleção do Power4Girls fará a avaliação dos projetos propostos e selecionará as 20 melhores ideias a serem desenvolvidas ao longo do Programa. A divulgação dos selecionados será no dia 17/03/2023. O projeto a ser desenvolvido deve causar um impacto positivo na comunidade, cidade, estado ou em todo o país.
A abertura oficial do Power4Girls acontecerá em evento virtual nos dias 11 e 12 de abril de 2023. Durante esses dois dias as participantes e seus(as) respectivos(as) mentores(as) participarão de oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, assim como terão a oportunidade de interagir com líderes femininas inspiradoras. Nos seis meses seguintes (maio a outubro) as participantes do Power4Girls serão formadas de maneira on-line. Ao final do programa, acontecerá a entrega dos prêmios para os três projetos mais bem avaliados.
Mais detalhes podem ser conferidos no Edital. Dúvidas referentes ao regulamento devem ser direcionadas à Coordenação do Programa Power4Girls, por meio do e-mail contatop4g@gmail.com.
Matérias relacionadas:Embaixada dos EUA seleciona estudantes da Rede Federal para programa de formação de jovens lideranças femininas “Power4Girls – Empower to Lead”
Equipes do IFBA são aprovadas em programa da Embaixada Norte-Americana
* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza.