Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Programa Asé-Toré promove palestras e minicurso a partir de 19 de abril
conteúdo

Programa Asé-Toré promove palestras e minicurso a partir de 19 de abril

Os três eventos de formação desenvolvidos pelo Programa Asé-Toré têm como finalidade provocar reflexões acerca de comportamentos discriminatórios e preconceituosos e fomentar novas práticas de ensino, que valorizem o povo negro e indígena. Todos os eventos são certificados.
por Bárbara Souza publicado: 13/04/2022 16h29, última modificação: 29/12/2022 11h36

Lançado no último dia 10 de março de 2022, o Programa Asé-Toré: formação em educação sobre negras (os) e povos indígenas, vinculado à Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae), promove um conjunto de ações com a finalidade de provocar reflexões acerca de comportamentos discriminatórios e preconceituosos e fomentar novas práticas de ensino, que valorizem o povo negro e indígena.

Três eventos de formação desenvolvidos pelo Programa Asé-Toré estão planejados para este mês de abril, dentre palestras e minicurso com objetivo de debater questões centrais da educação indígena e políticas de ações afirmativas para o povo negro brasileiro.

Na terça-feira, dia 19, a live proposta demarca as lutas históricas do povo indígena pela educação, contra estereótipos, preconceitos e discriminações. No dia 26 de abril será realizada uma mesa de debate sobre as especificidades do racismo no Brasil, identidade racial, políticas afirmativas e sistema de cotas no País. A formação prossegue no dia 27, com debate sobre quesito cor e procedimentos do trabalho em bancas de heteroidentificação na educação. Todos os eventos são certificados. 

PALESTRAS E MINICURSO

 Confira os detalhes: 

PALESTRAS: “Abril indígena: caminhos da descolonialidade na educação”
Data: 19/04/2022 (terça-feira)
Horário: 14h
Convidadas(os): Prof. Edson Kayapó (IFBA/Porto Seguro) e Cacica Jesuina Tupinambá (Fórum da Educação Escolar Indígena da Bahia)
As inscrições ocorrerão no momento do evento, que pode ser acessado tanto pelo Canal YouTube TV IFBA (https://www.youtube.com/tvifba) quanto no canal do Programa Asé-Toré.

PALESTRAS: “Identidades negras no Brasil e a Lei de cotas”
Data: 26/04/2022 (terça-feira)
Horário: 16h
Convidadas(os): Cássia Virgínia Maciel - Pró-Reitora de Ações Afirmativas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Prof. Eduardo Oliveira (UFBA)
Plataformas: Canal YouTube TV IFBA (https://www.youtube.com/tvifba) e canal do Programa Asé-Toré.

MINI-CURSO: Procedimentos do trabalho em bancas de heteroidentificação na educação.
Ministrante: Profa. Marcilene Garcia (Socióloga e diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis Dpaae/IFBA)
Data 27/04/2022 (quarta-feira)
Horário: 08h às 12h
Plataforma: Google Meet/ Inscrições iniciam no dia 20 de abril pelo link: https://forms.gle/4p1xTMzmJCMfa3Yg8

Serão disponibilizadas 100 vagas e a prioridade será dada aos(às) integrantes dos Núcleos Locais de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) IFBA, Membros de comissões de bancas de heteroidentificação do IFBA e servidoras e servidores do IFBA interessados em trabalhar nas bancas de heteroidentificação.

SOBRE O PROGRAMA

Lançado no início de março de 2022, o Programa Asé-Toré contempla um conjunto de ações com a finalidade de provocar reflexões acerca de comportamentos discriminatórios e preconceituosos e fomentar novas práticas de ensino, que valorizem o povo negro e indígena, entre outros.

Idealizado pela Diretoria Sistêmica de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae), em 2020, o programa leva em consideração a legislação vigente sobre a obrigatoriedade do ensino de história da África, culturas africanas, afro-brasileiras e Indígenas na Educação (Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008). Ao todo, 25 profissionais compõem a equipe, além de um conselho editorial da coleção pedagógica, contemplando diversas áreas de atuação, como História, Sociologia, Engenharias, Geografia, Biologia e Serviço Social. São: autoras/es e pareceristas, ilustradora, apoios administrativo e pedagógico, dentre outros, selecionados através da chamada pública nº 003/2020/DPAAE/IFBA, sob a coordenação nomeada por meio da Portaria nº 37 de 05 de janeiro de 2022

EQUIPE ASÉ-TORÉ

Autoras/es: Ângela Maria Ribeiro; Ayalla Oliveira Silva; Barbara Nascimento Flores; Danielle Ferreira Medeiro Da Silva De Araújo; Edson Machado de Brito; Everaldo Rodrigues Mota Junior; Florença Freitas Silvério; Henrique Antunes Cunha Junior; João Rodrigo Araujo Santana; Joelma Cerqueira de Oliveira; Jorge Luiz Gomes Junior; Maria Luzitana Conceição Dos Santos; Patricia Martins; Paula Regina de Oliveira Cordeiro; Renata do Nascimento Argemiro.

Pareceristas: Luana Roberta Gonçalves; Márcio Luís da Silva Paim; Marlene Pereira dos Santos; Raimundo Borges da Mota Junior; Francielle Silva Santos.

Apoio Administrativo pedagógico: Juliana Monique de Souza de Araújo

Apoio pedagógico: Nainalva Reis Santana

Ilustradora: Letícia Graciano Nunes

Conselho editorial: Dra. Eliane Silvia Costa; Prof. Dr. Henrique Cunha, Prof. Dr. Danilo de Souza Morais; Ms. Vilma Maria dos Santos Reis; Dra. Tânia Pedrina Portella Nascimento; Ms. Luciana Alves; Dra. Sélvia Carneiro de Lima; Dr. Marcelo Aranda Stortti; Dr. Edson Machado de Brito; Dr. Eduardo David de Oliveira.

Matérias relacionadas:

Lançado edital do Programa Asé-Toré: Formação em Educação sobre Negras(os) e Povos Indígenas

Programa “Asé-Toré: Formação em Educação sobre negras (os) e povos indígenas” será lançado na quinta-feira (10)