Professora da Universidade da Madeira, de Portugal, faz conferência no IFBA neste sábado (5)
A professora doutora Liliana Rodrigues, da Universidade da Madeira (UMa), de Portugal, está na Bahia para participar de uma série de eventos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que firmou Acordo Internacional de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural com a universidade lusitana em março de 2021.
Docente da Faculdade de Ciências Sociais da UMa, Liliana Rodrigues participará neste sábado, 5 de novembro, às 10h, da conferência “Convênio IFBA e Universidade da Madeira de Portugal: relatos de experiência no ensino e possibilidade de parcerias e cursos”, que será realizada no Campus Salvador, no bairro do Barbalho. A atividade será realizada com a participação da turma do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-IFBA. O Instituto Federal da Bahia é uma das Instituições Associadas (IAs) em Rede Nacional ao ProfEPT, que oferta o curso de mestrado profissional, tanto para servidores(as) do Instituto quanto para a comunidade em geral.
Além da conferência deste sábado, a professora portuguesa participará de visitas e reuniões na Reitoria e em cinco campi do IFBA vinculados ao ProfEPT com a missão de divulgar o Acordo de Cooperação entre a Universidade da Madeira e o Instituto Federal da Bahia e as possibilidades que para servidores(as) e estudantes, debater a conjuntura política e a educação na Europa, ministrar palestras e participar de eventos com parlamentares, entre outras agendas. Serão desenvolvidas atividades nos campi Santo Amaro, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Porto Seguro, que receberão a professora de Portugal.
Ex-deputada do Parlamento Europeu, órgão legislativo da União Europeia (UE) onde se dedicou às questões de educação, gênero e imigração no continente europeu, a professora Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis é presidente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, cargo equivalente ao de diretora. O Parlamento Europeu é composto por eurodeputados que representam todos os cidadãos da UE.
INTERCÂMBIO, FORMAÇÃO CONTINUADA, EXECUÇÃO DE PROJETOS E CONSOLIDAÇÃO DE REDE DE PESQUISA COLABORATIVA
O termo do Acordo Internacional de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural, assinado pelas duas instituições em 2021, define a lista de atividades a serem promovidas em cooperação entre o IFBA e a universidade portuguesa, entre elas:
- - Intercâmbio de professores(as), gestores(as) e técnicos(as) administrativo(as) de nível superior para fins de formação continuada;
- - Intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação;
- - Intercâmbio de membros do corpo docente para o desenvolvimento de atividades na condição de professor(a) visitante;
- - Desenvolvimento conjunto de cursos de aperfeiçoamento, especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado;
- - Desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa;
- - Desenvolvimento conjunto de eventos culturais, científicos ou tecnológicos e outros onde houver demanda e interesse recíproco.
Entre as metas do Plano de Trabalho acordado entre as duas instituições no âmbito do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Instituto Federal da Bahia e a Universidade da Madeira, está a promoção de intercâmbio de 20 (vinte) membros pertencentes ao público-alvo das instituições partícipes, no prazo de vigência do Acordo, vigente até março de 2026. O plano de trabalho também estabelece como metas a execução de no mínimo 10 projetos de trabalho; a criação de um programa de formação continuada para os diferentes níveis e modalidades de ensino; a criação e consolidação de uma rede colaborativa de pesquisa e a realização de dois eventos de socialização até o final de vigência da cooperação acadêmica entre o IFBA e a UMa, em 2026.
UNIVERSIDADE DA MADEIRA
A Universidade da Madeira (UMa) é uma instituição pública fundada em 1988, na cidade de Funchal, capital da Ilha da Madeira e sexta maior cidade de Portugal. A Ilha da Madeira é a principal do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico e integrante da União Europeia. O primeiro curso da UMa foi a Licenciatura em Educação Física e Desporto. Atualmente, a Universidade reúne quatro faculdades e duas escolas superiores. As Faculdades ofertam cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) das áreas de Artes e Humanidades, Ciências Exatas e da Engenharia, Ciências Sociais e Ciências da Vida. A Universidade da Madeira conta também com a Escola Superior de Tecnologias e Gestão e Escola Superior de Saúde, que ofertam cursos técnicos superiores profissionais e licenciaturas.
Matéria relacionada: IFBA assina acordo internacional de cooperação com Universidade da Madeira, de Portugal