Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Professor do IFBA é co-autor de artigo publicado em revista científica de excelência internacional
conteúdo

Professor do IFBA é co-autor de artigo publicado em revista científica de excelência internacional

Diretor do Polo de Inovação e professor do Campus Irecê, Juliano Lopes é um dos autores de artigo sobre Avaliação do desempenho econômico e ambiental de práticas de produção mais limpas em florestas plantadas de eucalipto usando a avaliação do ciclo de vida publicado na revista Journal of Cleaner Production. De acordo com a Plataforma Sucupira da Capes, na área de Ciências Ambientais, o JCP é uma publicação Qualis A1, categoria que contempla periódicos de excelência internacional.
por Janaina Marinho publicado: 23/12/2022 17h14, última modificação: 23/12/2022 17h30

O professor Juliano da Silva Lopes, servidor do Campus Irecê e diretor do Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), é um dos autores do artigo “Assessing the economic and environmental performance of cleaner production practices in eucalyptus planted forests using life cycle assessment” (Avaliação do desempenho econômico e ambiental de práticas de Produção Mais Limpa em florestas plantadas de eucalipto usando a Avaliação do Ciclo de Vida), que foi publicado no volume 380 da revista científica Journal of Cleaner Production, considerada uma das 15 publicações mais relevantes na área de ciências ambientais pelo SCImago Journal Rank (SJR), reconhecido internacionalmente como importante método de avaliação de periódicos científicos.

Produzido em parceria com pesquisadores(as) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Embrapa Agroindústria Tropical de Fortaleza (CE), o artigo avalia o desempenho econômico e ambiental de práticas de produção mais limpas em florestas plantadas de eucalipto usando a avaliação do ciclo de vida. O trabalho comparou um modelo de Sistema Integrado Lavoura-Pecuária-Florestal com a silvicultura mais convencional de eucalipto usando a abordagem Cleaner Production (“produção mais limpa”) para demonstrar vantagens econômicas e ambientais. A pesquisa foi feita a partir de dados primários e forneceu avanços metodológicos e informações mais detalhadas sobre o desempenho ambiental da produção de eucalipto de ciclo curto, identificando práticas operacionais para propiciar ganhos ambientais e financeiros.

A pesquisa que deu origem ao artigo foi realizada durante o doutorado em Engenharia Industrial na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no qual o professor Juliano Lopes foi bolsista (PRPGI – IFBA– Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes). “Depois do doutorado eu segui com algumas atividades desse tema, atualizei os dados e continuei a escrita desse tema específico. Os dados da pesquisa foram coletados no extremo sul da Bahia, na divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, junto aos produtores florestais, associações do setor, como a Abaf e Aspex, representantes de empresas e outras organizações, todos ligados ao setor florestal. Em seguida os dados foram tabulados e iniciado o processo de análise "em escritório" utilizando softwares específicos para esse tipo de avaliação”, explica Juliano Lopes.

INTEGRAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO E FLORESTA: FUTURO PROMISSOR

O pesquisador do Instituto Federal da Bahia apresenta a importância do trabalho frente aos problemas climáticos do planeta. “As tendências hídricas para o nordeste brasileiro indicam severas reduções da disponibilidade da água de chuva e de superfície que agravam os efeitos das mudanças climáticas. A produção florestal demanda o compromisso e responsabilidade ao longo do ciclo de vida como estratégia de negócio para as empresas florestais, principalmente pela otimização dos processos ao longo dessa cadeia de suprimento. Essa pesquisa apresenta uma abordagem híbrida, combinando Produção Mais Limpa (P+L) e Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), para identificar oportunidades de melhoria operacional e tecnológica e analisar as oportunidades que apresentam maiores ganhos ambientais e econômicos. A P+L é uma abordagem preconizada pela United Nations Environmental Programme (Unep), que proporciona a otimização de processos, redução de custos e maior nível de conformidade com as regulamentações ambientais. A ACV é uma abordagem científica que auxilia iniciativas e de Produção Mais Limpa apoia indicadores para a tomada de decisão”, explica Juliano Lopes.

O resultado apresentado pode contribuir para atuação das empresas do setor florestal e produtores florestais de eucalipto. “Esse trabalho pode impactar em regiões de produção de eucalipto, no caso da Bahia, sul e extremo sul”, afirma Juliano. Segundo ele, os resultados apresentados no artigo demonstram que a transição dos sistemas convencionais de florestas plantadas de eucalipto para sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), é promissora em termos de diversificação de produtos como os diferentes tipos de madeira, carne e cultivos alimentícios. “No ILPF, o impacto da produção de madeira de eucalipto para o aquecimento global é negativo com amplas possibilidades de comercialização de créditos de carbono. As boas práticas operacionais a partir desses sistemas, podem reduzir os potenciais impactos ambientais e os custos de produção da produção florestal, dando suporte a uma produção mais sustentável para as condições analisadas. Portanto, trata-se de uma contribuição técnico-científica relevante, a partir de dados primários regionalizados, coletados junto a uma das maiores produtoras de fibra curta de eucalipto do mundo, auxiliando iniciativas de produção e consumo sustentáveis, em um importante setor do ponto de vista da geração de emprego e renda para o Estado da Bahia”, descreve o pesquisador do IFBA.

 O JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION (JCP)

O JPC é produzido pela Elsevier, companhia internacional de publicações multimídia “que oferece mais de 20.000 produtos para as comunidades da área de educação, ciências e saúde de todo o mundo”, de acordo com informações do site da empresa. É um periódico internacional e transdisciplinar com foco em pesquisa e prática de Produção Mais Limpa, Ambiental e Sustentabilidade. De acordo com a Plataforma Sucupira da Capes, na área de avaliação Ciência Ambientais, a JCP é uma publicação Qualis A1, categoria que contempla periódicos de excelência internacional. O fator de impacto, que avalia a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas e por isso é uma métrica de relevante no mundo acadêmico, é 11.072. Dependendo da base consultada ou do recorte específico de área há uma variação importante na posição da revista. “De modo geral, consideraria, dentre as 30 revistas mais relevantes considerando todas as categorias. E pelo SCImago Journal Rank (SJR), umas das 15 revistas mais relevantes na área de ciências ambientais. Em todos as avaliações, esses resultados são afetados pelo fator de impacto para a área”, finaliza o professor Juliano Lopes.

 AUTORES E AUTORA

O Artigo citado foi escrito por: Juliano da Silva Lopes (Campus Irecê - IFBA); Asher Kiperstok (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial - PEI da Ufba); Maria Cléa Brito de Figueirêdo (Embrapa Agroindústria Tropical – Fortaleza – CE); José Adolfo de Almeida Neto (Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus - Uesc); Luciano Brito Rodrigues (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Itapetinga - Uesb). 

Edição: Bárbara Souza