Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prodin em Campus: servidores de todas as unidades do IFBA participam de workshop a partir do próximo dia 22
conteúdo

Prodin em Campus: servidores de todas as unidades do IFBA participam de workshop a partir do próximo dia 22

Participarão do treinamento os(as) fiscais setoriais do contrato de manutenção predial de cada uma das 33 unidades do Instituto que estiverem inscritos(as) no treinamento. A realização do treinamento é a segunda etapa do Projeto Prodin em Campus, iniciado em julho de 2022.
por Bárbara Souza publicado: 17/11/2022 11h17, última modificação: 17/11/2022 11h20

Nos próximos dias 22 e 23 de novembro, profissionais que atuam como fiscais setoriais em todas as 33 unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participarão do Workshop para Treinamento de Fiscais Setoriais. O evento que terá formato híbrido e presencialmente será realizado na Reitoria do IFBA, em Salvador, por servidores da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), e da Equipe Gestora do Contrato de manutenção predial do Instituto.  

A realização do treinamento é a segunda etapa do Projeto Prodin em Campus, cuja implementação teve início em julho deste ano.  A primeira etapa do projeto, elaborado por quatro profissionais da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, envolveu visitas aos campi e centros tecnológicos de referência (CTRs) do Instituto Federal da Bahia. Todas as visitas já foram realizadas.

Com carga horária de 12h, o workshop irá abordar temas relacionados a aspectos técnicos e gerenciais do contrato de manutenção predial.  Os(as) participantes que tiverem 75% de frequência no treinamento receberão certificados de participação. Participarão do treinamento os fiscais setoriais do contrato de manutenção predial de cada campus que estiverem inscritos no evento. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 21, conforme informado pela Prodin aos campi.

De acordo com a gestora da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra), a arquiteta Aline dos Santos Rocha, o objetivo do Projeto Prodin em Campus é “proporcionar maior eficiência no processo de fiscalização do contrato de manutenção predial por meio de vistorias técnicas realizadas pela equipe Dinfra e de treinamento dos fiscais setoriais”. Aline integra a equipe que elaborou o projeto e enfatiza a importância da ação de capacitação voltada aos fiscais setoriais.

AS 33 UNIDADES DO IFBA

“O Instituto Federal da Bahia, uma instituição centenária, passou por uma grande expansão na segunda década dos anos 2000, quando saiu de 9 para 33 unidades distribuídas por todo o estado da Bahia. A manutenção predial de toda essa estrutura é realizada por meio de uma empresa especialmente contratada para esta finalidade”, descreve o texto do Projeto Prodin em Campus. Além dos 22 campi em funcionamento atualmente, o Instituto conta com seis CTRs, dois campi em implantação (Campo Formoso e Jaguaquara), a Reitoria, o Polo de Inovação e o Campus Avançado de Ubaitaba. O Núcleo Avançado de Salinas da Margarida é vinculado ao Campus Salvador.

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS: MODELO DE GESTÃO DESCENTRALIZADA

O Prodin em Campus apresenta uma proposta de solução para operacionalizar “o novo modelo de fiscalização descentralizada do contrato de manutenção predial”, como descreve o texto do Projeto.

De acordo com informações do Projeto, até julho de 2021 a fiscalização do contrato de manutenção predial da instituição vinha sendo responsabilidade do Departamento de Fiscalização de Obras (Deofi), através da Coordenação de Fiscalização de Obras. A partir de então, teve início a adoção de um modelo de gestão que inclui como agentes “os fiscais técnicos e administrativos setoriais, responsáveis por cada unidade do Ifba, e a equipe de gestão do contrato, composta por servidores e servidoras da Reitoria e alguns campi”, conforme descreve o texto do Prodin em Campus. Ainda de acordo com o teor do Projeto, a descentralização da fiscalização foi necessária “devido à pulverização das unidades do IFBA” na Bahia e as distâncias entre elas e a Reitoria, o que dificultaria o acompanhamento das atividades de manutenção por meio da equipe do Deofi, vinculado à Diretoria de Infraestrutura (Dinfra).

RESULTADOS ESPERADOS

Entre os resultados esperados com a conclusão da implementação do Projeto Prodin em Campus, estão o de viabilizar uma maior autonomia dos fiscais e dirigentes dos campi no cumprimento dos procedimentos contratuais; identificar, durante as vistorias, problemas que não haviam sido identificados anteriormente, orientar sobre os meios para solução e com isso economizar recursos financeiros destinados à manutenção predial; aumentar a celeridade dos processos de manutenção predial; além de melhorar a qualidade da prestação do serviço de manutenção predial aos usuários do IFBA.

EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO

  • Aline dos Santos Rocha – Arq. Urb

Diretora de Infraestrutura (Dinfra)

  • Eliana Macedo Couvignou - Eng. Civil

Chefe de Departamento de Planejamento de Obras (Deplo)

  • Lais Sampaio Machado - Eng. Civil

Coordenadora de Fiscalização de Obras (Deofi)

  • Milson Matos de Lima Júnior - Eng. Eletricista

Coordenador de Projetos Elétricos (Deplo)