Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Processo seletivo para cursos técnicos do IFBA terá resultado preliminar nessa quinta-feira (13)
conteúdo

Processo seletivo para cursos técnicos do IFBA terá resultado preliminar nessa quinta-feira (13)

Com 18 mil inscrições, a seleção chega à sua etapa final, com a publicação do resultado definitivo, no próximo dia 19, e início do cronograma de matrículas nas unidades, no dia 20 de janeiro.
por Helen Sampaio publicado: 12/01/2022 19h12, última modificação: 12/01/2022 19h17

Estará disponível nessa quinta-feira (13) o resultado preliminar do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). As (os) candidatas (os) terão os próximos dias 14 e 15 para interpor recursos ao resultado, através do sistema utilizado para as inscrições. A divulgação do resultado definitivo está programada para o dia 19 de janeiro. 

Nesta edição do processo seletivo, foram ofertadas 4.325 vagas em 21 campi, distribuídas entre 38 cursos de diferentes modalidades e áreas, entre elas, Eletromecânica, Meio Ambiente e Sistemas de energia renovável. Assim como na edição anterior (2021), o processo seletivo para ingresso em 2022 é baseado na análise de histórico escolar. 

De acordo com o Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), a edição 2022 do processo seletivo contou com 18 mil pessoas inscritas. Perguntada sobre avaliações possíveis, tendo em vista o andamento de etapas importantes da seleção, Mariucha Ponte, coordenadora do setor, considera que “no momento, além da percepção do menor número de inscrições [comparado às edições 2021, 2020 e 2019], qualquer outra avaliação seria precipitada”. 

Entre os números já consolidados, aproximadamente 49% das (os) inscritas (os) pleitearam cotas. Dando continuidade ao procedimento, as bancas de heteroidentificação, novidade da edição do processo seletivo, estão previstas para o período entre o final do mês de janeiro e início de fevereiro, após a análise de deferimentos de documentos escolares. 

MATRÍCULAS E INÍCIO DAS AULAS

As matrículas das (os) novas (os) estudantes serão realizadas, a partir do dia 20 de janeiro, nos campi do IFBA, conforme curso pleiteado, com a apresentação dos documentos solicitados

Em decorrência da autonomia que têm os campi, cada unidade definirá seu respectivo calendário de matrículas e início das aulas. A programação pode ser acompanhada na página do processo seletivo 2022

A coordenadora do Desel frisa que os cursos técnicos serão ofertados de forma presencial. “Caso algum campus ainda esteja em fase inicial do plano de retomada gradual às atividades presenciais, poderá haver período de aulas remotas. Essa informação pode variar a depender do campus e a depender das necessidades de avanço ou recuo nas fases da retomada frente às condições pandêmicas. É necessário acompanhar as informações de cada campus”, orienta.  

VAGAS REMANESCENTES 

 Mariucha Ponte conta ainda que, não sendo preenchidas todas as vagas na primeira chamada, poderão ocorrer chamadas para vagas remanescentes.  As (os) candidatas (os) deverão acompanhar as atualizações na página do processo seletivo 2022, após a análise de matrículas da 1ª chamada de cada campus. 

 Notícias relacionadas:

Dúvidas de candidatos ao Prosel 2022 são esclarecidas durante Live com dirigentes do IFBA

 Bancas de heteroidentificação serão utilizadas pela primeira vez no IFBA em processo seletivo para cursos técnicos 

IFBA abre inscrições do Processo seletivo para cursos técnicos na próxima segunda-feira (25)