Processo seletivo para cursos técnicos do IFBA tem mais de 23 mil inscritos
Entre os últimos dias 19 de setembro e 18 de novembro, 23.614 pessoas se inscreveram para participar o Processo Seletivo (Prosel) 2023 para cursos técnicos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que ofertou 5.304 vagas para em 21 cursos na forma de oferta integrada e 17 na forma de oferta subsequente em 21 municípios baianos.
Do total de inscrições 15.608 foram para cursos integrados e 8.006 para os cursos subsequentes. A maior parte dos inscritos se identificou como do gênero feminino: 12600. Masculino foram 10.964 e 50 pessoas se identificaram como gênero não binário, o que pode parecer pouco, mas representa um aumento de 47% em relação ao processo seletivo de 2022.
O número de estudantes indígenas também aumentou neste processo seletivo. De 78 nos últimos nos anos, o processo seletivo deste ano contou com 96 inscrições de estudantes indígenas. A novidade do Prosel 2023 foi a disponibilização de vagas para candidatas(os) quilombolas. No total, foram 104 inscritos.
Houve um aumento do número de inscritos no Prosel em relação aos dois últimos anos. Em 2022 foram 18.000 inscrições (para 4.360 vagas) e em 2021, foram 21.618 inscritos(as) concorrendo a 2.954 vagas.
A chefe do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel) do IFBA, Mariucha Ponte, avalia como positivo o número de inscrições, e destaca que a maior parte das inscrições aconteceu nos últimos dias. “O Desel considera que este foi um bom alcance de número de inscrições da população, diante das previsões feitas. Além de inscrições baianas, houve inscritos de outros estados e também inscritos com documentos escolares internacionais, que serão analisados em conjunto com a equipe de apoio a assuntos internacionais. Na última semana do período permitido para inscrições houve um acentuado crescimento do número de candidatos e candidatas inscritos”, ressalta.
CURSOS MAIS CONCORRIDOS
Este ano, os cursos subsequentes com maior concorrência foram: Eletrotécnica (13,97 candidatos por vaga), Automação Industrial (11,83), ambos do Campus Salvador e os cursos de Enfermagem nos campi Eunápolis (8,30) e Barreiras. (7,92)
Já nos cursos integrados, a concorrência maior foi a do curso de Eletrônica, do Campus Salvador, (36,28 candidatos por vaga), Informática, Campus Paulo Afonso (23,87), Química do campus Salvador (20,88) e Informática em Vitória da Conquista (20,11).
PROSEL E PANDEMIA
Para Mariucha Ponte, a comparação entre o alcance das inscrições entre os três últimos anos deve ser feita considerando as inúmeras variáveis que a pandemia impôs desde seu início, em 2020. “O primeiro Prosel ocorrido durante a pandemia foi postergado em função da necessidade de ajustes para a criação da solução sanitariamente segura de seleção. Este Prosel 2021 foi, portanto, executado no início do mesmo ano de 2021, ao invés de ocorrer no final do ano anterior [2020], como de habitual”. A gestora explicou que essa postergação implicou em dois fatores: uma oferta menor de vagas, definidas pelos campi como maneira de se adequar à realidade pedagógica e dos calendários civil e acadêmico, que se buscava regularizar, e uma grande demanda de inscrições por parte dos candidatos, que no ano anterior estiveram com oferta represada de vagas em toda a rede federal. “Aliados, esses dois fatores implicaram em uma elevação das concorrências aos cursos naquela edição”.
No Prosel de ingresso para o ano letivo de 2022, deflagrado no final do ano 2021, a oferta de vagas do IFBA se aproximou mais do habitual de anos anteriores, tendo, porém, concorrências menores. O Desel avalia que o deslocamento temporal daquela edição do Prosel, devido à busca de uma regularização dos calendários acadêmicos, ocasionou esse impacto, uma vez que parte dos habilitados para ingresso naquele ano já tinham concorrido na seleção anterior, no mesmo ano civil.
Na edição atual do processo seletivo, o Prosel 2023, a quantidade de vagas ofertadas foi ampliada em relação ao ano anterior e o número de inscritos também cresceu. Nesta edição houve a novidade da inserção de uma nova cota de vagas, reservadas para candidatos(as) quilombolas que tenham estudado desde o ensino fundamental II (a partir do 6º ano) em escolas públicas. “Vale destacar que quilombolas sempre puderam se inscrever no Prosel, em outras vagas, a diferença é que a partir dessa edição eles puderam optar por uma reserva de vagas (cotas) para concorrer apenas entre si”, conclui Mariucha Ponte.