Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Novo serviço de e-mail do IFBA, via Google Workspace, entra em operação no dia 18
conteúdo

Novo serviço de e-mail do IFBA, via Google Workspace, entra em operação no dia 18

A partir da próxima segunda-feira, 18 de abril, o envio e o recebimento de mensagens de e-mail só poderão ser feitos pelo novo sistema.
por Bárbara Souza publicado: 13/04/2022 16h14, última modificação: 19/04/2022 13h31

 

A partir do próximo dia 18, segunda-feira, o envio e recebimento de mensagens pelo Zimbra serão desativados e todos(as) os(as) usuários(as) do serviço de e-mail do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) deverão acessar as suas respectivas contas através do Google Workspace. A informação é da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), responsável pelo trabalho de migração do serviço de e-mail institucional do IFBA do Zimbra para o Google Workspace.

O endereço para acessar o Google Workspace é https://mail.google.com/a/ifba.edu.br . Para acessar o sistema, o(a) usuário(a) deve utilizar os mesmos login e senha que utiliza para acessar sua conta institucional (de acesso ao SEI e ao Zimbra). Caso encontre dificuldade ou não consiga acessar, o(a) usuário(a) deve abrir um chamado na Central de Serviços do SUAP, informando sua conta de e-mail, através deste link .

Criada pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), a página https://portal.ifba.edu.br/dgti/migracao reúne todas as informações a respeito do processo de migração do serviço de e-mail institucional do IFBA do Zimbra para o Google Workspace, entre elas o histórico do processo, comunicados relativos ao assunto, tutoriais, normas e documentos, além de uma lista de perguntas mais frequentes (FAQ).

“Encerrada a fase de testes, o processo de migração já começou. Iniciamos com as contas setoriais, em seguida passaremos para as contas de servidores e por fim, as contas de estudantes”, informa o texto da DGTI. O cronograma e o status de cada conta também podem ser consultados na página sobre a Migração (https://portal.ifba.edu.br/dgti/migracao).

ALERTA

A página alerta para o fato de que “a DGTI não solicita e nem solicitará, em qualquer hipótese, informações pessoais e sigilosas como a sua senha”, e orienta os(as) usuários(as) a descartar mensagens solicitando informações dessa natureza e “em caso de qualquer dúvida a respeito da procedência de qualquer mensagem ou solicitação” procurar a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação, cujo e-mail é dgti@ifba.edu.br

Para o caso de dúvidas sobre o novo serviço e/ou problemas na sua utilização, a DGTI está à disposição para ajudar através da Central de Serviços do SUAP e dos endereços drt@ifba.edu.br e dgti@ifba.edu.br