Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Integridade em Ação terá eventos em seis campi; primeiro encontro acontecerá na sexta (04)
conteúdo

Integridade em Ação terá eventos em seis campi; primeiro encontro acontecerá na sexta (04)

Os campi Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Barreiras, Seabra, Santo Amaro e Salvador participarão das primeiras edições do Integridade em Ação, cujo objetivo é informar e proporcionar discussões sobre temas relacionados à Integridade Pública.
por Bárbara Souza publicado: 01/11/2022 13h23, última modificação: 03/11/2022 18h26

A partir do próximo dia 4 de novembro e até o dia 7 de dezembro, será realizada uma série de eventos do projeto “Integridade em Ação”, promovido pela Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Voltados à participação de servidores(as) e estudantes, nessa primeira etapa os eventos do Integridade em Ação serão realizados nos campi Santo Antônio de Jesus - que participa da primeira edição na próxima sexta-feira (04) -, Feira de Santana, Barreiras, Seabra, Santo Amaro e Salvador.

Entre os temas que serão abordados estão: integridade pública, gestão de conflitos, comunicação não violenta, papel da Ouvidoria, prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho. Não é necessário fazer inscrição para participar. Cada evento terá duração média três horas e ocorrerá da 9h às 12h ou das 14h às 17h, de acordo a disponibilidade e a necessidade de cada campus.

“A proposta buscará desenvolver temáticas pertinentes e contemporâneas à realidade do nosso Instituto, com o objetivo de avançar no fortalecimento da sua Integridade, familiarizando a comunidade com o seu conteúdo e com os órgãos internos que atuam para a sua construção”, explica Thaís Lessa do Amaral, assessora de Assuntos Jurídicos da Reitoria. Ela explica que o objetivo do Integridade em Ação é informar e proporcionar discussões sobre temas atuais que têm relação direta ou dialogam com a Integridade Pública.

DINÂMICA E AGENDA

Em todas as suas edições nos campi, a primeira hora do evento será destinada à apresentação de uma palestra, sobre temática pré-selecionada, a ser desenvolvida por palestrantes convidados(as), que farão a explanação por meio de videoconferência para as pessoas que estarão reunidas de forma presencial no campus. O link de acesso à palestra será divulgado para toda a comunidade interna do Instituto Federal da Bahia, o que permitirá o acesso remoto de  servidores(as) e discentes de outras unidades do Instituto.

Finalizada a palestra e encerrada a transmissão online, as duas horas posteriores serão voltadas a apresentações presenciais a serem realizadas por integrantes da Ouvidoria do IFBA, Correição, Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos e da Assessoria Especial de Governança, Riscos e Controles, acerca de assuntos das suas respectivas áreas de atuação.

"O evento é uma oportunidade muito importante para estreitar os laços da comunidade interna com funções cruciais de controle e promoção da integridade pública, familiarizando os participantes com o tema, razão pela qual incentivamos a participação de estudantes, docentes, técnicos e demais interessados", afirma a assessora de Assuntos Jurídicos da Reitoria, Thaís Lessa.

Campus Santo Antônio de Jesus (SAJ)

Data: 04 de novembro de 2022 | Horário: 09h às 12h

Tema: O que é a Integridade Pública

Campus Feira de Santana

Data: 09 de novembro de 2022 | Horário: 09h às 12h

Tema: Papel da Ouvidoria e como fazer denúncia


Campus Barreiras

Data: 17 de novembro de 2022 | Horário: 09h às 12h

Tema: Poder Hierárquico e Poder Disciplinar


Campus Seabra

Data: 25 de novembro de 2022 | Horário: 09h às 12h

Tema: Prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho


Campus Santo Amaro

Data: 01 de dezembro de 2022 | Horário: 14h às 17h

Tema: Papel e importância da atividade correcional para o bom desempenho da função pública

Campus Salvador

Data: 07 de dezembro de 2022 | Horário: 09h às 12h

Tema: Gestão de conflitos e comunicação não violenta

O evento é uma oportunidade muito importante para estreitar os laços da comunidade interna com funções cruciais de controle e promoção da integridade pública, familiarizando os participantes com o tema, razão pela qual incentivamos a participação de estudantes, docentes, técnicos e demais interessados.