Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscrições para mestrado profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos estarão abertas a partir desta quarta (4)
conteúdo

Inscrições para mestrado profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos estarão abertas a partir desta quarta (4)

O curso de pós-graduação stricto sensu do IFBA está com a oferta de 20 vagas para ingresso na turma que será iniciada no segundo semestre de 2022.
por Helen Sampaio publicado: 03/05/2022 16h26, última modificação: 04/05/2022 12h38

Começam nessa quarta-feira (4) e seguem até o dia 2 de junho, as inscrições para o processo seletivo de ingresso no mestrado profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Podem se inscrever no edital nº 09/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), profissionais com curso de graduação concluído. O procedimento deve ser realizado através do envio, para o e-mail ppgesp@ifba.edu.br, dos documentos exigidos, em formato PDF.

Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo nove para a ampla concorrência; cinco (25%) destinadas a servidoras (es) efetivas (os) do IFBA, em atendimento ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas institucional (PDP); cinco (25%) para autodeclaradas (os) negras (os) – pretas (os) e pardas (os), indígenas, quilombolas e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), em atendimento à Política de Ações Afirmativas do IFBA, via formulário (Anexo VII); e uma vaga para pessoas com deficiência (PcD).

A seleção ocorrerá em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: análise da documentação, a partir do currículo lattes, com apresentação dos respectivos documentos comprobatórios; análise de plano de trabalho e entrevista.

O mestrado

Com área de concentração em Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias / Produtos e Sistemas, o curso de pós-graduação stricto sensu PPGESP é composto por duas linhas de pesquisa: “Sistemas e Produtos Biomédicos” e “Sistemas e Produtos Computacionais, de Controle e Comunicação”. A realização de atividades avançadas na indústria; iniciação na pesquisa aplicada; elaboração de projetos de novos produtos e sistemas tecnológicos, compreendendo que a fase de projeto é fundamental no processo de inovação e o amadurecimento do egresso para atividades de ensino na graduação, a partir de estágio de docência são algumas das ações que completam a capacitação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgesp@ifba.edu.br e/ou na página da PRPGI.

Cronograma

Impugnação do Edital – 02 a 03/05

Inscrições - 04/05 a 02/06

Homologação preliminar das inscrições - até 03/06

Interposição de recurso contra a homologação preliminar das inscrições - 04 e 05/06

Homologação definitiva das inscrições - até 06/06

Resultado da análise da documentação - até 17/06

Interposição de recurso contra resultado da análise da documentação - 18 e 19/06

Resultado da análise dos recursos contra a análise da documentação e escalonamento das entrevistas - até 20/06

Período de entrevistas, conforme escalonamento - 27/06 a 01/07

Resultado preliminar - até 05/07

Interposição de recursos contra o resultado preliminar - 06 e 07/07

Resultado definitivo - até 09/07

Matrícula institucional - 11 a 16/07

Início das aulas (Aula Inaugural) - 26/07