Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFBA publica nota pública sobre Processo Seletivo 2023
conteúdo

IFBA publica nota pública sobre Processo Seletivo 2023

Na nota, assinada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), é informado que o Prosel 2023 também será realizado por meio de Análise de Histórico Escolar.
publicado: 21/07/2022 10h25, última modificação: 26/07/2022 10h02

Confira a íntegra da nota: 

 

NOTA PÚBLICA SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2023

Prezada comunidade,

Esperamos que todas e todos estejam bem.

Apesar de já termos avançado bastante em relação ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, com o avanço da vacinação e a diminuição casos graves e mortes, ainda enfrentamos momentos de incertezas decorrentes dessa doença que ainda preocupa a todos. Dessa forma, consideramos fundamental manter a comunidade acadêmica e a sociedade continuamente informadas acerca das decisões relativas ao Processo Seletivo para ingresso no Instituto Federal da Bahia, bem como sobre os parâmetros pedagógicos, legais, humanos e sociais que orientam e fundamentam tais decisões.

Desde o Processo Seletivo de 2021, o IFBA tem adotado a Análise de Histórico Escolar como modelo de seleção para ingresso na Instituição para adequar o processo ao contexto da pandemia, visando proteger a saúde de profissionais e estudantes/candidatos(as). Nessa perspectiva e por este motivo, o PROSEL 2023 continuará sendo realizado por meio de Análise de Histórico Escolar.

Convém destacar que a adoção deste modelo de seleção (Análise de Histórico) tem caráter transitório, uma vez que o formato de aplicação de exames presenciais seria incompatível com as medidas sanitárias em voga, especialmente pelo grande número de pessoas envolvidas no Processo Seletivo em toda a Bahia, preservando assim a vida e a saúde de todos(as).

Para os cursos de ensino médio Integrado e Concomitante, a análise se dará sobre as médias finais do ensino fundamental II. Já para os cursos Subsequentes serão analisadas as notas do histórico do ensino médio.

Nesse modelo de seleção (Análise de Histórico Escolar), os candidatos e as candidatas precisam dispor dispor do documento de Histórico Escolar (ou documento equivalente, conforme será definido pelo edital) mais atualizado, do 6o, 7o e 8o anos do Ensino Fundamental para cursos do ensino médio Integrado, e do 1o e do 2o ano do Ensino Médio no caso de candidatos(as) aos cursos Subsequentes.

Ressaltamos que o processo de seleção de estudantes para ingresso em 2023 nos seus cursos técnicos não ocorrerá por meio de aplicação de provas de qualquer natureza.

Esclarecemos, portanto, que o Instituto Federal da Bahia também não realizará aplicação de provas virtuais para seu Processo Seletivo, tanto devido à dificuldade de um acesso estável e adequado à internet por parte da população, quanto à necessidade de prezarmos por condições justas de concorrência, de forma a garantirmos uma participação mais igualitária e socialmente inclusiva possível.

EDITAL DE SELEÇÃO E DATAS

Ainda não há previsão de data para a realização do Processo de Seleção de Estudantes para ingresso nos cursos técnicos do IFBA no ano letivo de 2023.

Tranquilizamos a comunidade, no entanto, sore o fato de que o IFBA tem o compromisso de realizar a publicação do seu Edital de seleção de estudantes para 2023 com a antecedência necessária e mediante ampla divulgação.

PROCESSO SELETIVO DO IFBA: COMO OBTER INFORMAÇÕES OFICIAIS

Para se atualizar sobre as informações oficiais mais recentes, continue acompanhando nossos canais
oficiais de comunicação:
Site: portal.ifba.edu.br
Facebook: @IFBA_Oficial
Instagram: @ifbaoficial
E-mail: selecao2023@ifba.edu.br
TV IFBA: www.youtube.com/tvifba

Departamento de Seleção de Estudantes
Pró-Reitoria de Ensino 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA