Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFBA publica Edital de Auxílio Pesquisador para apoio à participação em eventos; período para inscrições e envio de propostas tem início no dia 13 de maio

Serão alocados recursos financeiros no valor total de R$ 50 mil para apoio à participação em eventos remotos ou presenciais, em território nacional ou no exterior.
por Bárbara Souza publicado: 11/05/2022 16h15, última modificação: 11/05/2022 16h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), publicou o Edital de Auxílio Pesquisador para apoio à participação em eventos científicos e/ou tecnológicos. As propostas serão submetidas a processo de seleção, no qual serão avaliadas a produção científica e tecnológica, a experiência profissional nos últimos três anos e a relevância do evento/trabalho, conforme tabela de elementos de avaliação constante no Edital nº 11/2022/PRPGI/IFBA, de 06 de maio de 2022, disponível na página de editais da PRPGI (https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2022)

O período de inscrições de propostas começa na próxima sexta-feira (13) e se estende até o dia 13 de junho de 2022. As inscrições e o envio de propostas devem ser feitos via SUAP. O envio da proposta do(a) inscrito(a) deve ser feito utilizando a aba ‘Pesquisa’>’Projetos’>’Submeter projeto’. Em seguida, deve ser escolhido o Edital nº 11/2022/PRPGI/IFBA de 06 de maio de 2022. Os demais procedimentos estão descritos no referido edital.

Para participar da seleção, o(a) interessado(a) precisa atender os requisitos informados no edital, entre eles ser servidor(a) do IFBA e estar em exercício de suas atividades, ser integrante de grupo de pesquisa certificado pelo IFBA, estar com o currículo Lattes atualizado e estar adimplente com todos os programas promovidos pela PRPGI.

“Cada proponente deverá submeter uma única proposta a este Edital. Caso sejam encaminhadas à PRPGI mais de uma proposta pelo mesmo Proponente, apenas a última será levada em conta para análise, sendo as anteriormente apresentadas automaticamente desclassificadas”, detalha o documento.

Por meio do Edital nº 11/2022/PRPGI/IFBA serão alocados recursos financeiros no valor total de R$ 50.000 (cinquenta mil reais) definidos na Programação Orçamentária e Financeira da PRPGI para o exercício de 2022, a serem distribuídos entre os primeiros classificados. Deste montante total, serão reservados R$ 26.000 para eventos remotos ou presenciais em território nacional e R$ 24.000 para eventos presenciais no exterior. O edital define ainda que o valor máximo concedido por proposta será de R$ 500 (quinhentos reais) para eventos remotos (Categoria A); de R$ 5.000 (cinco mil reais) para eventos presenciais realizados em território nacional (Categoria B); e de R$ 12.000 (doze mil reais) para eventos presenciais realizados no exterior (Categoria C).

Como descrito no documento, o objetivo do edital é “viabilizar a participação de servidores(as) do IFBA, em eventos de natureza científica e/ou tecnológica de abrangência internacional e nacional, exclusivamente para apresentação de trabalhos de sua autoria ou coautoria, que aconteçam no período de maio a dezembro de 2022, e que tenham relação com programas ou projetos institucionais de pesquisa e de iniciação científica e tecnológica, voltados à geração de novos conhecimentos, à formação de recursos humanos para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e ao desenvolvimento científico e tecnológico”.