Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFBA participa do Seminário da Rede de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Bahia e vai integrar rede estadual lançada durante o evento

Durante o evento foi criada a Rede Baiana de Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, que vai cumprir um papel estratégico na gestão da Pesquisa no estado e conta com a participação do Instituto Federal da Bahia.
por Bárbara Souza publicado: 10/05/2022 10h14, última modificação: 10/05/2022 10h36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participou do Seminário da Rede de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Bahia – Fomento e Ação Integrada no Novo Cenário, realizado na última quinta-feira (05) no campus Cruz das Almas  da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento reuniu pró-reitores e coordenadores de pesquisa e pós-graduação da Bahia e teve como objetivo de formalizar a integração das pró-reitorias e fortalecer uma rede de suporte entre as instituições de ensino superior (IES) da Bahia.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, Ivanildo dos Santos e a chefe do Departamento de Inovação (Dinov), professora Deise Piau, participaram do Seminário e do lançamento da Rede Baiana de Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, cuja criação foi aprovada por unanimidade durante o evento. A Rede, da qual o IFBA é integrante, tem o propósito de cumprir um papel estratégico na gestão da Pesquisa no estado e contribuir na defesa da temática junto aos órgãos de fomento e outras identidades relacionadas.

Deise Piau (esq), Handerson Leite (Fapesb), a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Baiano, Jaqueline Vieira, e o pró-reitor do IFBA, Ivanildo dos Santos (PRPGI)

Também durante o Seminário, que contou com o apoio da  Fapesb e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), foi lançado o Programa Bahia Competitiva da Fapesb, que visa apoiar Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) por meio de projetos em parceria com empresas que promovam inovação. O Programa tem como eixos temáticos: (1) Social: educação, segurança pública, governo inteligente, economia solidária e empreendedorismo social ; (2) Tecnologias Habilitadoras: nanotecnologia, indústria 4.0 e computação avançada; e (3) Desenvolvimento Econômico: energias renováveis, economia verde, economia criativa, tecnologias em saúde, agricultura familiar e agronegócios.