Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFBA oferta vagas para curso de especialização em docência na educação profissional e tecnológica

As inscrições devem ser realizadas entre os próximos dias 15 de agosto e 1º de setembro através do preenchimento de formulário específico e envio de documentação,
publicado: 09/08/2022 10h02, última modificação: 09/08/2022 10h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação (PRPGI), publicou em 5 de agosto, o edital nº 17/2022/PRPGI/IFBA – “Processo de seleção discente do curso de especialização pós-graduação lato sensu em docência na educação profissional e tecnológica”.

A especialização tem por objetivos: capacitar graduados, bacharéis e/ou tecnólogos que atuam ou pretendem atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente nos cursos técnicos de nível médio; estimular a produção e difusão de conhecimento sobre a EPT como campo de estudos; e promover a educação a distância como estratégia educativa. O curso tem previsão de duração de 12 meses e é ofertado na modalidade EaD, com atividades presenciais nos polos de apoio presencial.

O certame visa selecionar graduados(as), preferencialmente bacharéis e tecnólogos(as), que atuam ou pretendem atuar na Educação Profissional e Tecnológica com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de educação profissional e tecnológica. O segundo público-alvo preferencial são professores(as) com a mesma formação que atuação no quinto itinerário do ensino médio das redes públicas estaduais.

São ofertadas 300 vagas no total, distribuídas igualmente entre os seguintes polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): Barreiras; Brumado; Camaçari; Euclides da Cunha; Feira de Santana; Irecê; Itabuna; Paulo Afonso; Salvador (Subúrbio); e, Vitoria da Conquista.

As vagas são assim distribuídas: 45% das vagas são destinadas vagas são destinadas para ampla concorrência, 25% para servidores(as) efetivos(as) do IFBA.  30% para modalidade de reservas de vagas, destas, 5% são direcionadas a pessoas com deficiência e 25% são voltadas para Política de Ações Afirmativas, que englobam candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) – pretos(as) e pardos(as) -, indígenas, quilombolas e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis).

REQUISITOS

Para se candidatar é necessário ser graduado(a) e portador(a) de diploma devidamente reconhecido ou revalidado pelo Ministério da Educação (MEC) ou por este designado, e atender aos demais critérios exigidos no item 2.2 do edital.

As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento de  formulário de inscrição e envio de documentação, entre os próximos dias 15 de agosto e 1º de setembro.

Quaisquer dúvidas sobre o processo seletivo e sobre este edital deverão ser esclarecidas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico selecaoeadifba@gmail.com. Todas as publicações deste processo seletivo serão feitas exclusivamente na página de editais da PRPGI.