Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFBA Eunápolis oferta vagas para curso de especialização em formação de professor da educação profissional e tecnológica
conteúdo

IFBA Eunápolis oferta vagas para curso de especialização em formação de professor da educação profissional e tecnológica

Interessados podem realizar a inscrição entre os dias 14 de setembro e 13 de outubro. O resultado geral definitivo está previsto para dezembro. Ao todo, são ofertadas 36 vagas.
publicado: 14/09/2022 16h15, última modificação: 14/09/2022 16h22

Por Gilberto Amorim * 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Eunápolis, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação (PRPGI), lançou segunda-feira, 12, o edital nº 21/2022/PRPGI/IFBA – Processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação lato sensu em formação de professor da educação profissional e tecnológica.

O certame visa selecionar profissionais que atuem na área de educação, prioritariamente aqueles que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico, exercendo atividades de docência, gestão escolar e/ou outros quadros técnicos, portadores(as) de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia), expedido por instituições de ensino superior brasileiras, reconhecido ou revalidado pelo Ministério da Educação (MEC) ou por este designado, bem como por instituições de ensino superior estrangeiras.

SELEÇÃO E VAGAS

A análise do currículo Lattes, com comprovação documental, e a avaliação da Carta de Intenção serão critérios de seleção. A inscrição é gratuita e deve ser realizada, exclusivamente, via Internet, no link https://forms.gle/mp85ZSjbE8SL1yZ79. Os resultados serão publicados no site da PRPGI (https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2022).

Das 36 vagas ofertadas, 45% correspondem a modalidade ampla concorrência, 30% são destinadas para a modalidade de reservas de vagas, em atendimento à Política de Ações Afirmativas do IFBA e 25% para servidores (as) efetivos (as) do IFBA. Das vagas reservadas à Política de Ações Afirmativas, 25% são prioritárias para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) pretos(as) e pardos(as), indígenas, quilombolas e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), no ato da inscrição, e 5% para candidatos(as) autodeclarados(as) pessoas com deficiência (PcD), também no ato da inscrição. 

Os(as) candidatos(as) poderão encaminhar dúvidas acerca do processo para o e-mail pgept.ifba@gmail.com, à Coordenação do Curso de pós-graduação lato sensu em formação de professor da educação profissional e tecnológica/comissão de seleção.

O início das aulas deve acontecer em 2023, conforme calendário acadêmico do ensino superior ainda a ser divulgado. O curso tem previsão de duração de 18 meses, sendo 91,25% no formato presencial e 8,75% no formato remoto.

O objetivo geral da especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) é oferecer uma visão ampla e integrada das relações entre a educação profissional, a ciência e a tecnologia no mundo do trabalho e no contexto das mudanças educacionais.

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza.