Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFBA abre seleção para bolsas de Iniciação à Extensão para estudantes do Ensino Médio

Notícias

São 22 bolsas distribuídas em diversos campi.
por Janaina Marinho publicado: 12/05/2022 12h49, última modificação: 12/05/2022 12h49

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abre nesta quinta-feira (12), inscrições para o Edital de Bolsas de Iniciação à Extensão para o Ensino Médio para estimular os (as) estudantes dos cursos técnicos de nível tecnológico a participarem de atividades de extensão profissional, científica e tecnológica, através do desenvolvimento de projetos de extensão.

Edital Nº 08/2022/PIBIEX-EM/PROEX/IFBA concederá bolsas financiadas por meio de recursos próprios da Proex. A duração das bolsas será de até 4 meses, com a execução dos Planos de Trabalho a ser iniciada a partir de 1º de agosto de 2022 e finalizada em 30 de novembro de 2022.

Será concedida 01 (uma) Bolsa de Iniciação à Extensão – Modalidade Médio para cada campi onde haja o funcionamento regular de cursos do ensino técnico de nível Médio (Integrado, Subsequente, PROEJA e Concomitante). As vagas são para os campi Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença, Vitória da Conquista. O valor mensal da bolsa é de R$ 300,00 (trezentos reais).

O(a) estudante bolsista deve: estar regularmente matriculado, no mínimo, no 1º ano do curso técnico de nível Médio na modalidade Integrada, Subsequente, PROEJA e Concomitante; não pode ter qualquer vínculo empregatício e precisa dedicar-se integralmente às atividades do seu curso e do projeto; não pode acumular outras bolsas institucionais de qualquer natureza, estágio ou similar durante a vigência da bolsa, exceto a bolsa do PBP (Programa Bolsa Permanência) sendo permitido a acumulação com o auxílios do PAAE (Transporte, Moradia, Aquisições e Viagens, Alimentação e Cópia e Impressão ofertados pelo Programa de Assistência e Apoio ao Estudante); deve ser indicado pelo(a) orientador(a) e deve dispor de, no mínimo, 12 (doze) horas semanais; também precisa estar apto a completar os 04 meses de bolsa referente ao seu plano de trabalho, ainda como estudante do IFBA, não podendo ultrapassar a data da finalização do curso, quando se tratar de bolsistas formando; deve possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes; além de estar adimplente com os programas desenvolvidos junto à Proex.

Os projetos serão recebidos apenas por meio do SUAP (suap.ifba.edu.br), conforme orientações disponibilizadas no Manual de Instruções para Submissão no SUAP em anexo no edital. A submissão de propostas pode ser feita até 13 de junho. O projeto deve conter o Plano de Trabalho do bolsista e ser submetido pelo orientador(a) proponente.

A análise das propostas contempla: 1ª etapa, análise técnica da Proex; e 2ª etapa, análise por avaliadores. Os candidatos serão classificados segundo a ordem decrescente da nota final. Serão contempladas as propostas com maior pontuação, até o limite de bolsas oferecidas, quanto ao quantitativo por campus. Em caso de campi não contemplados pelas bolsas disponibilizadas, seja por falta de propostas ou por propostas não aprovadas, as bolsas residuais serão distribuídas para os projetos classificados que obtiverem a maior pontuação geral e que não tenham sido contemplados nos seus respectivos campi.

A divulgação da lista final de projetos selecionados está prevista para o dia 11 de julho, no site do IFBA.

Mais informações pelo e-mail edital-proex.rei@ifba.edu.br

Confira o Edital Nº 08/2022/PIBIEX-EM/PROEX/IFBA - Edital de Bolsas de Iniciação à Extensão para o Ensino Médio na página da Proex. Acesse aqui