Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Exposição com tema "O que os uniformes revelam?" será lançada na próxima sexta-feira (23)
conteúdo

Exposição com tema "O que os uniformes revelam?" será lançada na próxima sexta-feira (23)

A exposição reúne informações e imagens sobre a evolução histórica da vestimenta escolar utilizada ao longo da existência da Instituição. Instalada no térreo da Reitoria do IFBA, a mostra é aberta ao público e poderá ser visitada das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
por Bárbara Souza publicado: 20/09/2022 12h41, última modificação: 20/09/2022 12h41

Será lançada na próxima sexta-feira (23) a Exposição “O que os uniformes revelam?”, idealizada pela Coordenação de Memória Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Instalada no térreo da Reitoria, no bairro do Canela, em Salvador, a exposição é aberta ao público e poderá ser visitada das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o próximo dia 23 de outubro.

A exposição traz informações e imagens sobre a evolução histórica da vestimenta utilizada ao longo da existência da Instituição de 1909 aos dias atuais. Entre as informações, estão o histórico do contexto da época de surgimento dos uniformes nas instituições de ensino, a razão pela qual foram adotados e a transformação da indumentária escolar ao longo do tempo.

A data escolhida para a abertura da exposição, 23 de setembro, é o dia do aniversário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica,  instituída pela Lei nº 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2008, data de criação do Instituto Federal da Bahia.

Miniaturas que representam estudantes com indumentárias e fotografias de discentes com os uniformes que foram utilizados nesses 113 anos de história da Rede Federal de EPCT compõem a exposição.

A coordenadora do Memorial do IFBA, Tassila Ramos, afirma que a exposição é uma oportunidade de encontro entre passado e presente que provoca discussões, como por exemplo, as consequências positivas e negativas da perda dos símbolos e ritos que envolviam o uniforme do estudante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Bahia em tempos anteriores. Por isso, explica, a escolha do título da mostra “O que os uniformes revelam?”, motivada também pelo fato de que "os uniformes normalmente são peças que são lembradas com carinho pelos egressos e contam a trajetória da Instituição".

Ainda de acordo coma coordenadora do Memorial, a exposição pode ser instalada em outras unidades do IFBA, caso seja solicitado por um campus, por exemplo.