Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes e professores do Campus Jacobina fazem visita técnica ao Senai/Cimatec, em Salvador
conteúdo

Estudantes e professores do Campus Jacobina fazem visita técnica ao Senai/Cimatec, em Salvador

Conhecer supercomputadores e participar do IF Game Experience, promovido pelo Campus Lauro de Freitas do IFBA, estiveram no foco da visita realizada a dois municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
por Verusa Pinho publicado: 09/12/2022 08h59, última modificação: 09/12/2022 09h03

Entre os dias 28 e 30 de novembro, 34 estudantes da Licenciatura em Computação do Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estiveram em visita técnica no Senai/Cimatec, em Salvador/BA, para conhecer a infraestrutura tecnológica dos supercomputadores que são referência no País. Os graduandos ainda participaram do 7º IF Game Experience, evento promovido pelo Campus Lauro de Freitas do Instituto.

"A visita aos supercomputadores permitiu aos alunos o contato com uma infraestrutura tecnológica que, em geral, é vista apenas como conteúdo teórico. O Cimatec mantém um centro de computação de alto desempenho, utilizado para pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, o que demanda grande poder computacional. Na visita os discentes puderam conhecer o conjunto de recursos de hardware e software que formam esses equipamentos, assim como os critérios da segurança da informação necessários em ambientes computacionais controlados. Eles fizeram um tour nas salas-cofre onde esses supercomputadores estão hospedados", explica o professor de Arquitetura de Computadores e analista de TI do Campus Jacobina, Ivo Chaves, que acompanhou a turma ao lado da docente Vanessa Rios, que ministra a disciplina Games e Educação.  

Já o IF Game Experience é um evento que acontece semestralmente, sendo fruto do projeto integrador desenvolvido pelo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Campus Lauro de Freitas. No evento, os estudantes e seus orientadores apresentaram para a comunidade diversos projetos de games produzidos ao longo do semestre letivo. "Os graduandos de Jacobina tanto assistiram às apresentações como dialogaram com alunos e professores a respeito das tecnologias envolvidas no processo de desenvolvimento de games. Os docentes de Lauro de Freitas também promoveram oficinas de iniciação ao desenvolvimento de jogos para a equipe de Jacobina, demonstrando ferramentas e técnicas desse processo", acrescenta Ivo.

* Verusa Pinho é jornalista do Campus Jacobina.