Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes do Campus Jacobina conquistam medalhas na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos

Diferente da competição tradicional, a ONHB-A é composta por quatro fases online, com duração de seis dias cada uma. Na última etapa, os(as) participantes realizaram tarefa com ênfase no tema "patrimônio cultural local".
por Verusa Pinho publicado: 23/11/2022 10h00, última modificação: 23/11/2022 10h00

Quatro equipes, formadas por estudantes do Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), sob coordenação da professora de história Carla Côrte, receberam medalhas na 2ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), modalidades escola pública e grupo. Das 30 medalhas conquistadas pelo estado da Bahia nessas categorias, quatro (4) são do nosso campus, sendo um ouro (1), duas (2) pratas e um (1) bronze.

Nesta edição foram premiados 47 trios baianos, somando todas as modalidades, incluindo escolas privadas e categoria individual. Diferente da competição tradicional, a ONHB-A é composta por quatro fases online, com duração de seis dias cada uma. Ela também é mais enxuta, com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa nas três primeiras fases. Na última etapa, os participantes realizaram outra tarefa com ênfase no tema "patrimônio cultural local".

Entre os assuntos escolhidos pelas nossas equipes para compor as tarefas, estiveram as tradicionais Marujada e Micareta, ao lado da figura histórica do vaqueiro, e dos sítios ecológicos/paisagísticos Quilombo dos Coqueiros, Poço Verde e Parque Estadual das Sete Passagens, bem como das construções seculares Igrejas Matriz de Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.

Confira os detalhes sobre os medalhistas abaixo:

Medalha de Ouro: Letícia França, Ana Beatriz Cangussu e Ciro Rodrigues (Equipe ABAFA);

Medalha de Prata: Vitor Freire, Samuel Kleber e Guilherme Valois (Equipe Os Três Heróis Brasileiros); Marta Melo, Florência Ramos e Alana Virgínia de Almeida (Equipe Fulô de Mandacaru);

Medalha de Bronze: Helberty Santos Rosa, Maurílio Miranda e Wagner Oliveira (Equipe Luís Gama).

Neste ano a olimpíada traz como diferencial a concessão de bolsas de iniciação científica financiadas pelo CNPq/MCTI. Seguimos na torcida pelos nossos estudantes!

* Verusa Pinho é jornalista do Campus Jacobina.