Eleição de representação estudantil no Forpaifba começa no sábado (8)
A eleição para escola da representação estudantil do Fórum Permanente de Acessibilidade e Inclusão do IFBA (Forpaifba) será realizada entre os próximos dia 8 e 11 de outubro, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).
Podem votar todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados(as) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), nos cursos técnicos de ensino integrado, subsequente, superior ou pós-graduação de todos os campi.
A Diretoria do Foropaifba destaca a importância da participação de estudantes na escolha dos representantes que integrarão o Fórum, que visa fomentar discussões sobre acessibilidade, educação inclusiva e o fortalecimento da inclusão das pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas no Instituto. A composição da “primeira Diretoria” do Fórum foi nomeada por meio da Portaria 4462, de 7 de dezembro de 2021.
Para consultar as Normas do Processo Eleitoral para Escolha da Representação Estudantil no Forpaifba, clique aqui.
FORPAIFBA: O QUE É
De caráter interdisciplinar, o Forpaifba é uma instância consultiva, propositiva e de assessoramento sobre acessibilidade e inclusão, e deverá ser composto por integrantes de várias categorias. Cada categoria terá representação de diversos setores, como diretorias sistêmicas, pró-reitorias, e grupos, como pessoas com deficiência (PcD), entre outros.
O Forpaifba agrega profissionais que trabalham nas Coordenações e Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Capne e Napne) de cada campus do Instituto, profissionais da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae) que atuam nas políticas de educação especial e demais profissionais envolvidos com a temática da acessibilidade e da inclusão, como descreve o Regimento do Fórum, aprovado pelo Conselho Superior (Consup) por meio da Resolução nº 22, de 27 de agosto de 2021.
O Fórum Permanente de Acessibilidade e de Inclusão do IFBA será composto também por “03 (três) membros da comunidade acadêmica com deficiência ou outras necessidades específicas, eleitos por seus pares, buscando representação dos diversos tipos de deficiência e necessidades: a) deficiência intelectual; b) deficiência físico-motora; c) deficiência múltipla; d) deficiência visual e baixa visão; e) deficiência auditiva e surdez; f) surdocegueira; g) transtorno do espectro autista; h) altas habilidades/superdotação; e i) outras necessidades específicas”, como define o Art. 4º do Regimento do Forpaifba.
A composição do Fórum inclui também:
01 (um/uma) coordenador(a) de programas, grupos de pesquisa, projetos ou cursos do IFBA em acessibilidade e inclusão, designado por seus pares;
01 (um/uma) representante do corpo discente, eleito(a) por seus pares, não enquadrado no inciso I do Art. 4º;
01(um/uma) representante do NAPNE/CAPNE de cada Campus, designado por seus pares;
01 (um/uma) representante de cada Pró-reitoria, designado pelo(a) respectivo/a pró-reitor/a(a); VII -
01 (um/uma) representante de cada Diretoria Sistêmica, designado(a) pelo(a) respectivo(a) diretor(a);
01 (um/uma) representante do Consup, designado pelos pares;
01 (um/uma) representante do Colégio de Dirigentes, designado pelos pares;
01 (um/uma) representante do corpo de colaboradores terceirizados na IFBA cujo o objeto do contrato tenha a previsão deste tipo de atuação, escolhidos por seus pares;
01 (um/uma) representante da equipe multidisciplinar conforme descrita na Política de Assistências Estudantil, eleito(a) por seus pares.
O texto do Regimento do Forpaifba estabelece ainda que “poderão ser incorporados pelo Gabinete do(a) Reitor(a) outros membros que tenham reconhecida experiência na temática, com ou sem vínculo com o IFBA, indicados pelo Fórum”.
Matéria relacionada: Fórum Permanente de Acessibilidade e Inclusão do IFBA terá representantes das comunidades interna e externa