Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Elaboração do Plano Diretor de Estrutura Física do IFBA avança e documento deve estar pronto até o fim de 2022

PDEF vai nortear ações voltadas à melhoria dos espaços físicos do Instituto com atenção à acessibilidade e sustentabilidade dos ambientes, à melhor eficiência na execução das obras, entre outros.
por Bárbara Souza publicado: 03/08/2022 15h34, última modificação: 03/08/2022 15h34

Foi concluída a primeira etapa da elaboração do Plano Diretor de Estrutura Física (PDEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), um instrumento de gestão norteador das ações voltadas à melhoria dos espaços físicos da instituição, com atenção à acessibilidade e sustentabilidade dos ambientes, à melhor eficiência na execução das obras, dos serviços de manutenção predial e de segurança contra incêndio e pânico. O PDEF é um documento de caráter mais estratégico, que contempla diretrizes e não o planejamento de ações específicas de natureza operacional.

O processo de elaboração do Plano Diretor inclui a fase de Diagnóstico, atual etapa do trabalho e cuja conclusão está prevista para este mês de agosto.  O diagnóstico está sendo realizado por uma equipe multidisciplinar designada através da Portaria nº 3587, de 06 de outubro de 2021), composta por servidores(as) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), da Coordenação de Segurança do Trabalho (Coset), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), e o Departamento de Administração (Depad) do Campus Feira de Santana.

Não há exigência legal de construção de um plano desta natureza. A proposta de criação do Plano é fruto de uma iniciativa conjunta da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) e do Departamento de Planejamento de Obras (Deplo), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). O objetivo: estabelecer diretrizes para as ações voltadas à estrutura física do IFBA, de forma a assegurar que as intervenções e mudanças implementadas nos espaços físicos contribuam para dotar ou melhorar as instalações físicas das unidades do Instituto em aspectos como segurança, funcionalidade e conforto.

Está previsto também para este mês o início da última fase da construção do Plano Diretor, o Planejamento, que deve estar concluído até outubro de 2022. Segundo a equipe responsável pela elaboração do PDEF, para a finalização da fase de planejamento, a minuta do Plano Diretor poderá ser submetida à comunidade para contribuições, através do SUAP.

Durante a etapa de levantamento de informações junto à comunidade interna, foi aplicado um formulário junto aos Departamentos Administrativos das unidades do IFBA questões relativas à Estrutura Física, Meio Ambiente e Eficiência Energética, Segurança, Obras e Manutenção Predial e Preservação do Patrimônio Arquitetônico. Tais informações irão subsidiar a equipe responsável pela construção do PDEF.

O Plano Diretor de Estrutura Física será apresentado à Reitoria e ao Colégio de Dirigentes (Codir). O Plano deverá ser implementado após a aprovação do Conselho Superior (Consup), instância à qual compete aprovar planos de Desenvolvimento Institucional, categoria na qual se enquadra o Plano Diretor de Estrutura Física do Instituto.

EQUIPE

Compõem a equipe multidisciplinar designada através de portaria, Aline Rocha e Cidinei Campos (arquitetos), Nelson Santos e Dagoberto Lopes (engenheiros civis), Milson Matos (engenheiro eletricista) e Fernanda Sanches (assistente administrativa) – todos da Prodin, a engenheira de Segurança do Trabalho Kelle Fernandes, da Coset, e Carlos Henrique Maia, assistente administrativo do Departamento Administrativo (Depad) do Campus Feira de Santana, que participou dos trabalhos nas fases iniciais.

Mais informações podem ser solicitadas à equipe responsável pela construção do Plano Diretor através do e-mail pdef.rei@ifba.edu.br .