Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Edital prevê apoio financeiro de até R$ 10 mil para ações de internacionalização do IFBA

Serão aceitas submissões de propostas a partir da próxima sexta-feira, 25, e até o dia 04 de dezembro.
publicado: 22/11/2022 15h50, última modificação: 22/11/2022 15h55

Por Gilberto Amorim *

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou ontem (21) o Edital N°. 006/2022/Arinter/IFBA com o objetivo de apoiar, por meio de concessão de recursos financeiros, propostas de ações de internacionalização desenvolvidas em atividades vinculadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão do IFBA.

As ações devem ser coordenadas por um(a) servidor(a) docente ou técnico(a)-administrativo(a) vinculado(a) ao quadro ativo permanente do Instituto Federal da Bahia. Cada interessado(a) só poderá apresentar uma proposta.

Todas as propostas devem indicar, obrigatoriamente, uma vice-coordenação (docente ou técnico-administrativo). Não será possível concorrer na condição de proponente ou de vice-coordenação, servidores que: estiverem afastados ou em licença; sejam inativos (aposentados); sejam professores substitutos.

As ações a serem propostas devem, necessariamente, ter relação com pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre os 17 ODS estão: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, igualdade de gênero, e energia limpa e acessível. A lista completa está disponível no edital.

O orçamento previsto para o edital é de R$41.600,00 (quarenta e um mil e seiscentos reais), podendo sofrer alterações ou atrasos, conforme a disponibilidade orçamentária do IFBA. Cada proposta selecionada poderá ser contemplada com até R$10.000,00 (dez mil reais). As condições para uso do valor estão descritas no edital.

O recurso que não for utilizado deverá ser devolvido através de Guia de Recolhimento da União (GRU) ao IFBA, no prazo estabelecido para a entrega do Relatório Final.

As ações contidas nas propostas apresentadas devem possuir previsão de realização a partir do mês de dezembro de 2022 até 30 de junho de 2023.

SUBMISSÃO DA PROPOSTA

A submissão da proposta deverá ser realizada, entre os dias 25/11 e 04/12, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), disponível no link www.sei.ifba.edu.br. A proposta deverá contemplar o período da execução da ação como um todo, desde a etapa de preparação, como a emissão de certificados e publicação de anais.

Todas as propostas submetidas serão analisadas pela Comissão de Avaliação que será designada por meio de portaria. O quadro 3, presente no edital, esclarece os critérios para avaliação das propostas.

RESULTADOS E INFORMAÇÕES

O resultado preliminar do processo de seleção será divulgado em 08/12, já o resultado final será disponibilizado no dia 13/12 na página de editais da Arinter. Dúvidas ou devem ser encaminhadas para o e-mail da Assessoria de Relações Internacionais: international@ifba.edu.br .

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza.