Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Documentário sobre capoeirista Besouro Mangangá terá pré-lançamento no Campus Santo Amaro na sexta (13)
conteúdo

Documentário sobre capoeirista Besouro Mangangá terá pré-lançamento no Campus Santo Amaro na sexta (13)

Produzido pelo mestre de capoeira Sidney Santos de Jesus, o filme é fruto de ações extensionistas e diálogos entre o campus Santo Amaro e o Grupo de Capoeira e Manifestações Culturais Tradição Quilombola.
publicado: 11/05/2022 22h24, última modificação: 11/05/2022 22h24

Na próxima sexta-feira (13), às 18h, será realizado o pré-lançamento do filme-documentário “A Verdadeira História de Besouro Mangangá”, na sala do Laboratório Multifuncional de Áudio e Vídeo (LAB-MAV) do Campus Santo Amaro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O evento contará com a participação da pró-reitora de Extensão, Nívea Cerqueira, e a chefe do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), Soraia Brito.

O filme aborda a história de Besouro Mangangá - um capoeirista santoamarense que no início do século XX tornou-se o maior símbolo da capoeira baiana – contada a partir de narrativas da cultura popular local e pesquisas ao longo dos últimos anos. Nascido em 1895, Manuel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Mangangá ou simplesmente Besouro, morreu em 1924, aos 29 anos.  

O evento marca o início de uma série de exibições da obra. Serão realizadas mostras tanto no campus do IFBA quanto em outros espaços do município de Santo Amaro, o que ampliará a divulgação da obra e possibilitará a busca de apoio de grupos, personalidades e lideranças locais e regionais.

O pré-lançamento do documentário é um reflexo dos diálogos extensionistas estabelecidos entre o campus Santo Amaro e o Grupo de Capoeira e Manifestações Culturais Tradição Quilombola, criado por meio de uma parceria em Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições, envolvendo servidores(as) docentes e técnicos(as) do IFBA, via Coordenação de Extensão, Coordenação de Comunicação, setor audiovisual e o apoio do Departamento de Ensino e da Direção Geral da unidade de ensino.

Outras ações estão planejadas junto à liderança do Grupo de Capoeira, Mestre Sidney Santos de Jesus - produtor do documentário -, e foram pensadas para ocorrerem ao longo do ano, como oficinas, trilhas ecológicas e o próprio lançamento oficial do filme.

No pré-lançamento, em função da capacidade limitada de espaço no Laboratório Multifuncional de Áudio e Vídeo, o público do evento será restrito, que reunirá lideranças locais e regionais, além de apoiadores(as) do filme.

As informações são de Ticiano Lima - Coordenação de Comunicação do campus Santo Amaro.
Edição : Bárbara Souza (Dgcom)