Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Docentes do IFBA são selecionados para participar da Escola de Física do CERN, em Portugal e na Suíça

A Escola de Física é um programa educacional organizado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), com a colaboração da Sociedade Brasileira de Física (SBF), entre outras entidades. O CERN é considerado o maior e mais moderno laboratório de física de partículas do mundo.
publicado: 20/06/2022 16h14, última modificação: 20/06/2022 16h14

No próximo mês de setembro, os professores de Física Nícolas Otávio Lopes de Oliveira e Rafaelle da Silva Souza, do campus Salvador, e Paulo Vicente Moreira dos Santos, do campus Simões Filho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), irão participar da Escola de Física da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) 2022, que acontecerá em Portugal e na Suíça. Os(as) docentes selecionados(as) representarão o estado da Bahia no programa. A seleção ocorreu entre maio e junho deste ano.

Fotos: Divulgação

A Escola de Física do CERN é um programa educacional organizado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) e pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa, com colaboração da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sprace (São Paulo Research and Analysis Center), Renafae (Rede Nacional de Física de Altas Energias) e do Instituto Principia. O projeto tem por objetivo expandir os conhecimentos de professores(as) falantes de língua portuguesa na área da física moderna através de visitas a instalações e laboratórios, realização de cursos e palestras, sessões experimentais nos Laboratórios do CERN, entre outros.

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear mantém o programa, que é destinado a professores de escolas secundárias. Durante as edições do evento são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN.

Este ano, as atividades ocorrerão no início do mês de setembro no LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas em Lisboa e CERN, em Genebra, na Suíça, com visita ao Museu Einstein e à Casa Einstein em Berna, capital da Suíça.

Sobre o CERN

De acordo com a professora Rafaelle Souza, o CERN é considerado o maior e mais moderno laboratório de física de partículas do mundo e foi criado em 1954 a fim de avançar a ciência europeia, que estava bem atrasada na Europa por conta da II Guerra Mundial. Idealizada por grandes mentes como Louis de Broglie e Niels Bohr e hoje apoiado por 22 estados-membros, a organização iniciou seus trabalhos focada no estudo do núcleo do átomo, mas, ainda de acordo com a docente, o CERN acabou se tornando a incubadora de avanços científicos em outras áreas como a invenção da World Wide Web, telas táteis capacitivas entre outros. Recentemente chamou a atenção do mundo por conta do LHC (maior acelerador de partículas do mundo) onde foi descoberto o Bóson de Higgs.