Dirigentes do IFBA têm reunião com o Comando da 22ª CIPM sobre ação policial nas imediações do Campus Simões Filho
Representantes da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participaram nesta sexta-feira (02) de um encontro com o comandante da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Hildegard Dantas Moura.
Integraram a comitiva do IFBA o chefe de Gabinete da Reitoria, Philipe Murillo, a pró-reitora de Extensão, Nívea Cerqueira, a procuradora federal, Ivana Roberta Couto Reis de Souza, e o diretor-geral do Campus Simões Filho, Esly Marinho da Silva. No diálogo com o comandante, os dirigentes do Instituto Federal da Bahia entregaram ao Major Hildegard Moura a cópia impressa do Ofício nº 262/2022/GABINETE/REI encaminhado ao Comando da 22ª CIPM e reiteraram a preocupação da Reitoria e da Direção Geral com relação à ação da PM realizada nas proximidades do Campus Simões Filho na última quarta-feira (31).

A ação policial foi realizada por volta das 11h, momento em que estavam sendo realizadas atividades acadêmicas e administrativas na unidade do IFBA, que conta com 1080 estudantes matriculados, 122 servidores(as) e 50 terceirizados(as). A abordagem da polícia envolveu disparos de armas de fogo.
Os acontecimentos provocaram temor entre estudantes, servidores(as) e terceirizados(as) do IFBA e contribuíram para instalar forte sensação de insegurança na comunidade acadêmica, o que levou a Direção Geral do Campus Simões Filho a implementar a decisão aprovada pelo Conselho de Campus pela suspensão das atividades nos dias 1, 2 e 3 de setembro.
De acordo com o Major Hildegard Moura, a ação da polícia foi balizada por informações da Inteligência da PM e realizada na região em que o Campus Simões Filho está localizado, mas a abordagem policial aconteceu fora das instalações do campus, com a perseguição a três suspeitos.
O Major Hildegard Moura afirmou que irá ao Campus Simões Filho na próxima segunda-feira (5), quando serão retomadas as atividades acadêmicas e administrativas da unidade escolar, para conversar com a comunidade acadêmica sobre a ação policial realizada no dia 31. O comandante da 22ª CIPM também se comprometeu a manter um efetivo policial nas imediações da unidade escolar para trazer mais tranquilidade à comunidade e participar de uma reunião de pais dos(as) estudantes, que será convocada pela Direção Geral do Campus Simões Filho para tratar dos esclarecimentos sobre os fatos ocorridos na última quarta-feira (31) que assustaram estudantes e servidores(as) do IFBA.

