Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Curricularização da Extensão no IFBA: projeto de implementação avança e oferta formação online a partir do próximo dia 26
conteúdo

Curricularização da Extensão no IFBA: projeto de implementação avança e oferta formação online a partir do próximo dia 26

A Curricularização da Extensão deve ser implementada em todos os cursos de graduação do IFBA até dezembro de 2022. Resolução do CNE estabelece que as atividades extensionistas devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação. A Curricularização culmina com a incorporação de atividades de Extensão às matrizes curriculares dos cursos.
por Bárbara Souza publicado: 18/05/2022 14h05, última modificação: 19/09/2022 11h04

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) deu início ao Projeto de Implementação da Curricularização da Extensão no Instituto, disponível na página da Proex. “A Curricularização da Extensão deve ser implementada em todos os cursos de graduação do IFBA até dezembro de 2022”, estabelece a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nº 24, de 15 de outubro de 2021, que aprova a Regulamentação que normatiza a Curricularização da Extensão nos cursos de graduação no âmbito do IFBA. 

Conforme Resolução nº 07, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional da Educação (CNE), que normatiza as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. O processo de Curricularização da Extensão culmina, em síntese, com a incorporação de atividades de Extensão às matrizes curriculares dos cursos.  

Chefa do Departamento de Relações Comunitárias (DRC), da Proex, Vigna Nunes relata que a Pró-Reitoria de Extensão vem desenvolvendo o projeto que traz um conjunto de ações que visam implementar a Curricularização da Extensão no IFBA em consonância com o que estabelecem as citadas normativas do CNE e do Consepe.  Vigna ressalta que algumas ações importantes já foram realizadas. Uma delas foi o levantamento de informações, realizado em parceria pelas Pró-Reitorias de Extensão e Ensino, sobre o andamento das ações de implementação da Curricularização da Extensão nos campi do IFBA, com o objetivo de identificar as principais dificuldades enfrentadas e mapear as necessárias ações de apoio da Proex às unidades de ensino.

Durante o III Fórum de Coordenações de Extensão, no último dia 19 de abril, o Grupo de Trabalho Curricularização da Extensão discutiu o tema e apresentou alguns pontos da Minuta da Instrução Normativa da Resolução 24 do Consepe para troca de informações e construção coletiva entre a Proex e as Coordenações de Extensão. A partir das contribuições feitas durante o encontro, o texto da Minuta da Instrução Normativa foi aprimorado e, após apreciação da Proex e da Pró-Reitoria de Ensino, a IN deverá ser publicada.

PRÓXIMOS PASSOS

A próxima ação contemplada no projeto de implementação da Curricularização da Extensão no IFBA é a oferta de formação para Coordenadores de Extensão e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s), que será realizada em dois encontros online, nos próximos dias 26 de maio e 02 de junho, tendo como formadores os professores André Luís Santos, representando o DRC/Proex, e Dielson Hohenfeld, representando o Departamento de Ensino Superior (Desup), da Proen. 

Segundo Vigna Nunes, após a reformulação do PPC [Projeto Pedagógico de Curso] de cada curso superior, contemplando a curricularização da Extensão, o campus irá submeter o PPC à apreciação do Consepe.