Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Comitê Central delibera pelo uso obrigatório de máscaras nas unidades do IFBA

Comitê Central delibera pelo uso obrigatório de máscaras nas unidades do IFBA

A recomendação relativa ao uso de máscaras nos campi será avaliada pelos respectivos Comitês Locais de Prevenção e Combate à Covid-19. O Comitê Central também irá recomendar ao Conselho Superior a inclusão da exigência das doses extras de vacina contra a Covid-19.
por Bárbara Souza publicado: 26/07/2022 20h32, última modificação: 27/07/2022 10h28

Durante a 7ª Reunião Ordinária, realizada no último dia 20 de julho, o Comitê Central de Prevenção e Combate à Covid-19 deliberou pela recomendação do uso obrigatório de máscaras nas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), sob avaliação dos Comitês Locais de Prevenção e Combate à Covid-19 dos campi.

Também ficou definido que o Comitê Central irá recomendar ao Conselho Superior (Consup) a inclusão da exigência das doses extras de vacina contra a Covid-19 na Resolução de Certificação Vacinal do IFBA, levando-se em consideração o andamento do Plano Municipal de Vacinação do município de inserção dos Campi. Outra deliberação tomada na reunião do último dia 20 foi a de “manter sem restrições os usos dos espaços coletivos das unidades do IFBA, sob avaliação dos Comitês Locais”, que deverá avaliar também as “eventuais necessidades de limitação de ocupação para distanciamento social”.

Na reunião, foi ressaltado que não há mais normativas para implementação de trabalho remoto ou ensino a distância regular, “devendo-se manter prioritariamente servidores(as) em afastamento das atividades laborais por motivo médico e estudantes em afastamento de atividades pedagógicas nos termos do Protocolo de Biossegurança do IFBA”.

O Comitê Central orienta que os campi mobilizem seus comitês locais para deliberar sobre aspectos previstos no Protocolo de Biossegurança do IFBA, “em específico sobre monitoramento do cenário epidemiológico e encaminhamentos de suspensão de atividades acadêmicas ou administrativas, quando for o caso”.

As deliberações e recomendações definidas durante a reunião foram informadas também por meio do Ofício nº 2412273/2022/Comitê Central - Covid-19, de 21 de julho de 2022, assinado pela reitora Luzia Mota e encaminhado aos Comitês Locais de Prevenção e Combate à Covid-19, aos(às) dirigentes dos campi, pró-reitores(as), diretores(as) sistêmicos(as) e dirigentes do Polo de Inovação.

Em função do quadro epidemiológico da época, em reunião ordinária realizada em maio de 2022, o Comitê Central de Prevenção e de Combate à Covid-19, havia deliberado pela suspensão do uso obrigatório de máscaras no âmbito das unidades institucionais do IFBA. Frente ao crescimento de casos da doença e ao aumento dos índices de ocupação das UTIs no estado da Bahia noticiados desde o final de junho, o Comitê Central decidiu retomar a recomendação pela obrigatoriedade do dispositivo de proteção no Instituto.

O Protocolo de Biossegurança para a retomada das atividades presenciais no IFBA está disponível na página https://portal.ifba.edu.br/coronavirus/coronavirus.