Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Capítulo de livro digital conta com autoria de docentes do campus Jacobina
conteúdo

Capítulo de livro digital conta com autoria de docentes do campus Jacobina

O conteúdo está disponível para download gratuito.
por Verusa Pinho publicado: 11/05/2022 12h39, última modificação: 11/05/2022 12h40

Aproveitamento de resíduos de granito em massa cerâmica para produção de revestimentos cerâmicos. Esse é o título do capítulo de autoria de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção, que compõe o livro digital Open Science Research III. 

O trabalho tem o objetivo de analisar a viabilidade técnica do aproveitamento de resíduos de granito como matéria-prima para a produção de revestimentos cerâmicos, com foco na sustentabilidade.


Sobre os Autores:

Talita Gentil: Geóloga e doutoranda em Geologia - Campus Jacobina;

Jonei Marques: Engenheiro de Minas e doutorando em Engenharia Industrial - Campus Jacobina;

Beliato Campos: Físico licenciado e doutor em Física - Campus Jacobina;

Tércio Graciano: Engenheiro Mecânico e doutor em Engenharia de Materiais - Campus Jacobina;

Raimison de Assis: Engenheiro de Produção e Segurança do Trabalho; doutor em Ciência e Engenharia de Materiais - Campus Santo Amaro. 

Fique por Dentro

Ano passado membros do referido grupo lançaram dois e-books acerca do assunto através da Editora Quipá, em comemoração aos seis anos de criação da equipe, liderada pelos docentes Tércio Graciano e Raimison de Assis. 

Ambas as publicações reúnem uma série de artigos, frutos de pesquisas desenvolvidas em âmbito institucional, e contam com a participação de estudantes, bem como de profissionais convidados de outros campi, institutos e universidades. 

Saiba Mais

Os estudos realizados até o momento renderam participação dos docentes em eventos nacionais e internacional de referência na área, como o Qualicer, ocorrido na Espanha, em 2020, e o Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC), que aconteceu em Bonito (MS), no ano de 2019. Também resultaram em parceria com empreendimentos da região de Jacobina, a exemplo da Cerâmica Canabrava.

A massa cerâmica produzida a partir dos resíduos minerais avaliados já foi matéria-prima para as artes plásticas, dando forma a máscaras teatrais, mandalas, vasos e flores decorativos, e até bijuterias. 

Leia  Mais

Professores do IFBA lançam 2º e-book sobre resíduos minerais e sua aplicação na indústria ceramista

Professores do IFBA lançam e-book sobre resíduos minerais e sua aplicação na indústria ceramista

 

* Verusa Pinho é jornalista do campus Jacobina.