Campus Seabra: Laboratório de Educação STEAM Maker desenvolve práticas exitosas com atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão
Este período pandêmico tem sido um desafio para todos nós. Foram anos desafiadores em todos os sentidos, e o desafio ainda não acabou. Apesar disso, docentes e discentes do IFBA campus Seabra uniram-se para criar, em maio de 2021, o Laboratório de Educação STEAM Maker (Lesteamm) com o objetivo de implementar práticas interdisciplinares e estimular o corpo discente a envolver-se em atividades extracurriculares como pesquisa, olimpíadas, eventos científicos e outros.
A educação STEAM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics – contempla as ciências de modo interdisciplinar e contextualizado. Trata-se de uma abordagem que, aos poucos, tem sido implementada no ensino básico com capacidade de auxiliar o(a) estudante a compreender os reais sentidos dos seus aprendizados ao desenvolver habilidades, a criatividade e conhecimentos específicos tornando-o livre para aprender. Com igual perspectiva, surge o movimento Maker, conhecido como o “faça você mesmo”, o qual oportuniza o experimentar, o fazer e o testar. Busca-se atribuir significados aos saberes, aproximando do aluno atividades práticas para a criação de algum instrumento ou protótipo.
A proposta do Lesteamm partiu da inquietação da necessidade de estimular novas práticas no ensino médio. Os discentes foram convidados a participar de subprojetos que envolviam temáticas atuais. As práticas extracurriculares têm sido bem-sucedidas, apoiando-se em três pilares: Ensino Médio integrado à formação profissional, pesquisa e disseminação, conseguindo alcançar algumas conquistas:
- Participação de vários discentes em olímpiadas científicas como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) e a OBF (Olimpíada Brasileira de Física). Destaca-se o discente Styves Barros Miranda, recém medalhista bronze na OBF;
- Participação em eventos e feiras de ciências nacionais, como a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), na qual foram apresentados dois trabalhos neste ano, a saber:
Clube do livro científico: um processo educativo e de diálogos entre o ensino de ciências e a literatura
Autoria: Nalberth Tokuji Kagiya
Orientação: Rafaelle da Silva Souza
Para saber mais:https://virtual.febrace.org.br/2022/HUM/392/
Dispositivo de detecção de incêndios para áreas de preservação ambiental
Autoria: Raiane Araujo Brandão, Styves Barros Miranda, Laura de Araujo Rodrigues
Orientação: Rafaelle da Silva Souza
Para saber mais: https://virtual.febrace.org.br/2022/EXA/28/
Destaca-se que esse projeto ganhou prêmio da Defesa Civil do Estado de São Paulo em decorrência de sua apresentação na Febrace
- Publicação de Artigo Científico na Revista de Estudos em Educação e Diversidade intitulado “Atividades STEAM Maker: investigando contribuições de práticas extracurriculares no IFBA campus Seabra”
Disponível em
https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/10184/6718
O artigo analisa as iniciativas do Lesteamm expondo os resultados obtidos e discutindo suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Evidenciou-se que o projeto, ao promover práticas extracurriculares no âmbito STEAM Maker, estimulou a curiosidade, o gosto pela leitura e novas perspectivas para a maneira de adquirir o conhecimento científico. Ao aproximar dos(as) estudantes práticas que exploram as ciências e a tecnologia de forma aplicada, estes desenvolveram o senso crítico e habilidades para um melhor uso das ferramentas tecnológicas, contextualizando os aprendizados com base em experiências práticas e discussões coletivas. Vale muito a pena a leitura!
Mais informações sobre o Lesteamm estão disponíveis perfil do Instagram: https://www.instagram.com/fisica_contextualizada
* Texto produzido pela Comunicação do Campus Seabra.