Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Campanha de Comunicação Não Violenta do IFBA será lançada na próxima terça-feira (20)

A campanha envolve um conjunto de ações em prol da Comunicação Não Violenta no IFBA em três frentes de trabalho, entre elas a realização de um curso de CNV, que será lançado durante o evento.
publicado: 16/09/2022 15h38, última modificação: 16/09/2022 19h47

Será realizado na próxima terça-feira (20), às 15h, o lançamento da campanha de Comunicação Não Violenta (CNV) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Voltado a servidores/as e estudantes do IFBA, o evento será realizado através da plataforma RNP pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dgcom-ifba .

A campanha envolve um conjunto de ações em prol da Comunicação Não Violenta no IFBA em três frentes de trabalho: a realização de um curso de CNV, que será lançado na terça-feira (20); a implementação de uma campanha de comunicação institucional voltada ao fomento e à disseminação de práticas de CNV no âmbito do IFBA; e a construção de um projeto de Comunicação Não Violenta que contribua para a consolidação de uma cultura de paz no Instituto. Arte: DGCOM

O evento contará com a participação da reitora Luzia Mota, de representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Correição e Comissão de Ética, e do facilitador de CNV, Sérgio Luciano, que apresentará as informações sobre o curso,  dirigido aos/às servidores/as do IFBA.

A Comissão responsável por elaborar e coordenar a implementação de um Projeto de Comunicação Não Violenta no IFBA ressalta que a prática da CNV é uma oportunidade de experimentar uma linguagem da vida, que auxilia o aprimoramento das relações pessoais e profissionais. Mais do que uma técnica, a Comunicação Não Violenta parte de uma transformação interna, construindo espaços de acolhimento, de cuidado e de escuta. A Comissão foi instituída pela Portaria nº 3595 de 07 de outubro de 2021 (alterada pela Portaria nº 4320 de 30 de novembro de 2021).

O QUE É COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

É uma forma de comunicação desenvolvida no início dos anos 1960 pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg que, em seu livro homônimo, define a CNV como uma abordagem da comunicação “que compreende as habilidades de falar e ouvir, que leva os indivíduos a se entregarem de coração, possibilitando a conexão com si mesmos e com os outros, permitindo assim que a compaixão se desenvolva”.

Trata-se de um método baseado em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como cada um de nós se expressa e ouve as outras pessoas. O método foi desenvolvido pelo psicólogo em um contexto histórico específico: era o auge do movimento a favor dos diretos civis e contra a segregação racial nos Estados Unidos, e Marshall Rosenberg atuava como orientador educacional em instituições de ensino que eliminavam a segregação.

Além de uma escuta ativa, o método se baseia em estarmos conscientes das nossas necessidades e dos outros, com a finalidade de falar sem machucar e ouvir sem se ofender. Um dos objetivos da CNV é promover interações pessoais de forma respeitosa e empática.

Ao adotar a expressão Não Violenta, Marshall fez uso da definição do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), se referindo a uma condição compassiva natural que aparece quando a violência é afastada do coração. Gandhi empregou resistência não violenta ao liderar uma bem-sucedida campanha para independência da Índia do Reino Unido, alcançada em 15 de agosto de 1947.