Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Últimos dias para submissão de propostas ao edital de fomento à participação de TAEs na pesquisa institucional

As (os) servidoras (es) ainda podem aderir aos grupos de pesquisa do IFBA para concorrer ao edital inédito na instituição, para o qual serão destinados recursos financeiros de R$ 20 mil.
por Helen Sampaio publicado: 20/09/2021 17h53, última modificação: 20/09/2021 17h53

Concretizando-se como uma ação de fomento à participação de servidoras (es) técnicos-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na pesquisa institucional, o edital nº 12/2021 terá o seu prazo para submissões de propostas encerrado no dia 30 de setembro. As submissões devem ser realizadas via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP)

A iniciativa garantirá apoio aos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição, com recursos financeiros no valor de R$ 20 mil, disponibilizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI). Apenas uma proposta por proponente será classificada e cada uma das dez propostas selecionadas receberá R$ 2 mil.

De acordo com dados da PRPGI, o IFBA possui, atualmente, mais de cem grupos de pesquisa cadastrados em áreas diversas, entre as quais Educação; Sociologia; Linguística; Química; Medicina; Matemática; História; Engenharias; Saúde coletiva; Filosofia e Ciência da Computação.

Para concorrer ao edital de apoio, é necessário que a (o) servidora (o) seja membro de um dos grupos. A adesão pode ser realizada por meio do contato com os líderes dos grupos de pesquisa. Além disso, é necessário que a (o) TAE possua currículo atualizado na Plataforma Lattes, preferencialmente nos últimos 30 dias; esteja adimplente com todos os programas promovidos pela PRPGI e que o projeto não tenha recebido apoio financeiro para sua execução em outro edital, com exceção de financiamento de bolsas para estudantes.

Passo a passo para a submissão

Conforme edital, no Suap, a submissão deve ser realizada a partir do fluxo ‘Pesquisa’>>’Projetos’>>’Submeter projeto’>> edital nº12/2021. Será necessário preencher:

1)     a aba ‘Dados do projeto’ e, na aba ‘Descrição do projeto’, apenas o item ‘Resumo’. Nos demais escrever “ver arquivo PDF”;

2)     as abas ‘Metas/Objetivos’, ‘Plano de Aplicação’ e ‘Plano de desembolso' apenas com “não se aplica”, caso o sistema obrigue seu preenchimento para concluir a submissão;

O projeto, no formato PDF, deve ser anexado na aba ‘Equipe’, seguindo o modelo apresentado no Anexo 01 - Modelo do Projeto.

Grupos de Pesquisa do IFBA

Grupos de Pesquisa do IFBA print.png

Clique na imagem para acessar a lista completa de grupos de pesquisa e contatos das (os) responsáveis.

Cronograma do edital

Submissão de propostas – Até 30/09                                                           Divulgação das propostas pré-avaliadas - 5/10

Solicitação de parecer e recurso - 6 e 7/10                                                  Divulgação de propostas homologadas - 10/11

Avaliação das propostas – 11 a 30/10                                                           Divulgação dos resultados preliminares - 05/11

Interposição de recurso - 6 e 7/11                                                                 Divulgação dos resultados finais - 10/11

As etapas da seleção e informações adicionais devem ser acompanhadas na página da PRPGI

Ações complementares e contínuas

Além dos editais de fomento e apoio aos projetos de pesquisa do IFBA, a PRPGI realiza desde 2020, de forma contínua, o Seminário dos Grupos de Pesquisa. A iniciativa tem o objetivo de tornar a pesquisa da instituição conhecida pela comunidade.

Em 2021, o primeiro evento ocorreu em maio e pode ser acessado no canal da TV IFBA no YouTube. Para André Rosa Martins, diretor executivo da PRPGI, o evento se constitui como um “importante espaço de desenvolvimento e envolvimento na pesquisa em nossa instituição”.

Notícias relacionadas: Lançado edital de apoio a projetos de pesquisa para Técnicos-Administrativos em Educação (TAE)

PRPGI publica dois editais voltados para pesquisadores do IFBA

IFBA inicia Seminários dos Grupos de Pesquisa 2021