Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Soluções inovadoras de discentes do IFBA são destaque na Maratona Territórios do Brasil
conteúdo

Soluções inovadoras de discentes do IFBA são destaque na Maratona Territórios do Brasil

O evento é voltado ao desenvolvimento do potencial turístico, a bioeconomia, a agricultura local e a produção sustentável nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Três equipes de discentes do campus Seabra se destacaram com propostas empreendedoras para a viabilização do Turismo Comunitário na Chapada Diamantina.
publicado: 16/06/2021 15h20, última modificação: 16/06/2021 15h25

Uma solução ao turismo de base comunitária, compatível ao território da Chapada Diamantina, que inclui comunidades tradicionais aos atrativos do país, viabiliza a criação de rotas, marcação de circuitos e a venda de pacotes ciclo turísticos. Esse é o aplicativo CCL TuriBike, criado por estudantes do campus Seabra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que conquistou o 4º lugar na classificação geral e o 2º lugar na categoria Turismo Comunitário da Maratona Territórios do Brasil, realizada pela Universidade Federal de Sergipe (IFS) - Campus Sertão e o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), de forma on-line, entre os dias 21 e 23 de maio. 

Até o mês de dezembro, a ideia apresentada pela equipe composta por Caio Sales Souza, Laila Ises dos Santos Silva e Claiver Maciel de Souza, respectivamente, estudantes e egresso do curso técnico integrado em meio ambiente, receberá a assessoria do Sebrae para acelerar o projeto e a divulgação da solução proposta pelos realizadores do evento, além de um prêmio em dinheiro.

Outros destaques do IFBA na categoria Turismo Comunitário foram as equipes 052: Guia Digital do Turismo Comunitário da Chapada Diamantina e 057: Asa Branca, que conquistaram as 4ª e 6ª colocações, respectivamente. A primeira equipe foi formada pelas (os) estudantes Ane Carolina Sá Teles, Rose Clara Vieira, Ruan Lopes, Suzanike de Souza e Wênio Silva. Ana Thayse Silva, Iury Araújo, Jacinara Lima, Marcondes Nascimento e Naiara Nascimento compuseram a segunda equipe.

A Maratona reuniu, de forma virtual, estudantes, docentes e empreendedores dos territórios do Brasil interessadas (os) no desenvolvimento de soluções que potencializem micro e pequenas empresas das regiões Norte e Nordeste que foram afetadas pela pandemia da Covid-19. O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como tema Inteligência Artificial - IA: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira.

 

 

Com informações da Comunicação do campus Seabra