SNCT multicampi está com inscrições abertas
A primeira edição da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFBA Multicampi”, evento on-line organizado pelos campi Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) já está com inscrições abertas até segunda-feira (25).
A programação contará com transmissões de painéis temáticos, palestras, rodas de conversas, mesas-redondas e atividades culturais pelo canal Comunicação SSA IFBA no YouTube. Já jogos, oficinas e minicursos poderão ser acompanhados pela plataforma Google Meet a partir das inscrições prévias.
A palestra de abertura ocorre nesta segunda-feira (25), às 10h, e terá a presença de Marco Antônio Juliatto, assessor especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e coordenador do Programa EnergIF (Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). A abertura também contará com a participação dos professores do IFBA Durval Souza, do campus Lauro de Freitas, e Luanda Kivia Rodrgues, do campus Salvador.
O evento, que acontece de 25 a 27 de outubro, é gratuito e também aberto ao público externo. Essa edição tem como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Os (as) interessados (as) em participar e receber certificado já podem se inscrever aqui.
LIVE DE PRÉ-ESTREIA
Foi realizada na noite de ontem (20) uma live para marcar a pré-estreia do evento que teve a participação do coordenador de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, Roberto Fortuna.
Professor do programa de pós-graduação da Faculdade Visconde de Cairú e doutorando pelo programa de pós-graduação em Energia e Ambiente (PGENAM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberto Fortuna falou sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação na descarbonização da economia, abordando o caso do hidrogênio verde. “O processo de descarbonização passa não só pelo desenvolvimento de fontes renováveis, como eólica e solar, para descarbonizar a matriz elétrica, mas precisa ter uma descarbonização profunda do setor de transporte, mobilidade, navegação, toda a questão de querosene de aviação, toda a questão de insumos industriais, inclusive de produção de elementos verdes como ácido verde e fertilizantes verdes”, analisou o pesquisador.
MULTICAMPIA DA SNCT
É a primeira vez que o campus Salvador participa de uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) multicampi. De acordo com o diretor-geral do campus Salvador, Ives Lima, a ideia surgiu a partir da publicação de um edital de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Mesmo não havendo o tempo ideal para a submissão da iniciativa a esse edital, os três campi decidiram se unir para a realização do evento.
“Nós fazemos parte da região metropolitana de Salvador, região essa que tem 13 municípios com praticamente quatro milhões de habitantes. Esses três campi juntos chegam a quase 11 mil estudantes matriculados efetivamente. Nós somos uma instituição pública, gratuita, de qualidade, temos uma história centenária na prestação de educação de qualidade e de transformação de vidas e hoje nós conseguimos transformar a vida de mais de 11 mil jovens e adultos”, lembrou Ives.
Além do diretor Ives, também participaram da transmissão os diretores-gerais dos campi Lauro de Freitas, Raimar Barbosa e Simões Filho, Esly Marinho. A mediação foi realizada pelo professor do campus Simões Filho, Ricardo Kuentzer.
Assista a live completa aqui
Inscrições e mais informações: https://www.even3.com.br/snct2021ifbamulticampi
* Henrique Soares é jornalista da Divisão de Comunicação (Dicom) do campus Salvador.