Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Setembro Amarelo: escrita curativa é tema de evento online
conteúdo

Setembro Amarelo: escrita curativa é tema de evento online

Promovido pelo IFBA Campus Salvador, o evento foi realizado na última sexta-feira (24) e é uma ação ligada ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio iniciada em 2015. O vídeo do evento está disponível no canal Comunicação SSA IFBA, no YouTube.
por Henrique Soares publicado: 27/09/2021 09h37, última modificação: 27/09/2021 13h32

A Comissão Permanente de Promoção à Saúde Mental (CPPSM) do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizou na última sexta-feira (24), às 16h, no canal Comunicação SSA IFBA no YouTube, um bate-papo sobre o tema escrita curativa. 

O objetivo é estimular o uso da escrita como recurso para cuidar da saúde mental neste período de pandemia. A ação contou com a presença da professora aposentada do IFBA Vera Passos, que tem discutido sobre poesia, escrita e saúde mental no ambiente educacional. Em 2020, primeiro ano da pandemia, Vera lançou o livro "Prosac – letras em cápsulas", que já está em sua segunda edição.

Além dela, também estiveram presentes os representantes da CPPSM Samir Mortada, Roberto de Andrade e Fátima Santiago. O evento é uma ação ligada ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio iniciada em 2015. Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O vídeo do evento está disponível no canal Comunicação SSA IFBA.

Para o psicólogo do campus Salvador, Deivid Cassiano, que preside a CPPSM, o cuidado com a saúde mental deve ser contínuo, principalmente diante da atual pandemia. “Paralela à pandemia do coronavírus, a humanidade enfrenta uma crescente onda de suicídios, equiparada a uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), diretamente associada ao modelo de vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, que têm nas contradições sociais sua base fundante”, explica. 

Ele lembra ainda que durante o Setembro Amarelo, a temática da saúde mental é discutida pelas instituições de saúde, “mas não só por elas, entendendo-se a urgência de socializar conhecimentos sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde mental e da implementação de hábitos saudáveis”, conclui Deivid. 

Mais informações: cppsmifba@gmail.com

* Henrique Soares é jornalista da Divisão de Comunicação (Dicom) do Campus Salvador.