Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Servidores do IFBA têm até 31 de agosto para informar necessidades de desenvolvimento e capacitação

As informações contribuirão para a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2021-2022), cujo objetivo é “o aprimoramento de competências e habilidades do servidor(a)”.
por Bárbara Souza publicado: 11/08/2021 14h46, última modificação: 12/08/2021 14h37

As(os) servidoras(es) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) têm até o próximo dia 31 de agosto para registrar, por meio do link http://sippag-web.ifba.edu.br, as necessidades individuais de desenvolvimento, que contribuirão para a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2021-2022), cujo objetivo é “o aprimoramento de competências e habilidades do servidor(a)”. Confira no tutorial as orientações sobre como registrar as informações sobre as necessidades de desenvolvimento.

As necessidades de desenvolvimento informadas pelas(os) servidoras(es) devem estar alinhadas ao interesse da Administração do IFBA, ao planejamento institucional da Instituição, ao cargo do(a) servidor(a) e/ou a função de gestão ocupada.

No início deste ano, foi publicada a Resolução nº 4, de 19 de março de 2021, que altera a Resolução Consup/IFBA nº 13/2020, de 06 de julho de 2020, que institui o Plano de Desenvolvimento de Pessoas. O PDP estabelece normas e fixa critérios para o afastamento do(a) servidor(a) para participação em ações de desenvolvimento no âmbito do IFBA.  “A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) será responsável pela elaboração do PDP, para apresentação ao Conselho Superior, e posterior encaminhamento ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), de acordo com calendário nacional”, estabelece a Resolução nº 4.

“O PDP tem por finalidade elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução de seus objetivos institucionais, bem como: I - identificar as necessidades de capacitação e qualificação do servidor para o exercício de ações de gestão pública e de outras atividades de forma articulada com a função social do IFBA; e II - proporcionar a aquisição de conhecimentos e habilidades para o seu desempenho e possibilitar a melhoria intelectual, educacional e da qualidade dos serviços”, define a Resolução 13/2020 do Consup, que institui o Plano de Desenvolvimento de Pessoas no âmbito do Instituto Federal da Bahia, estabelece normas e fixa critérios para o afastamento do servidor para participação em ações de desenvolvimento.

“As informações de cada servidora e servidor sobre suas respectivas necessidades de desenvolvimento são fundamentais para que possamos construir um PDP que reflita as demandas de desenvolvimento registradas pelos servidores somadas àquelas identificadas pelos(as) gestores(as)”, afirma o diretor de Gestão de Pessoas do IFBA, Raul Queiroz.