Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Servidores de 15 campi concluem capacitação promovida pelo Polo de Inovação do IFBA
conteúdo

Servidores de 15 campi concluem capacitação promovida pelo Polo de Inovação do IFBA

O curso de Captação e Execução de Projetos em PD&I contou com a participação de 50 servidoras(es) e contemplou seis módulos, ministrados por servidores(as) do Polo de Inovação Salvador, vinculado à Reitoria do IFBA, e profissionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Embasa e Fundação Escola Politécnica (FEP).
por Bárbara Souza publicado: 21/05/2021 13h05, última modificação: 24/05/2021 17h50

Cinquenta servidoras e servidores de 15 campi e da Reitoria participaram do curso de captação e execução de projetos de Pesquisa Desenvolvimento  e Inovação  (PD&I) no âmbito do Polo de Inovação – EMBRAPII IFBA.  Um dos objetivos do curso é complementar e aprofundar capacitações realizadas anteriormente, ampliando o alcance e o universo de servidores(as) capacitados(as) para atuarem na área de PD&I.

Concluído no último dia 13, o curso contemplou seis módulos, ministrados por servidores(as) do Polo de Inovação Salvador, vinculado à Reitoria do IFBA, do Campus Salvador, e profissionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Embasa e Fundação Escola Politécnica (FEP). A carga horária de 24 horas foi dividida em seis dias. 

A reitora do IFBA, Luzia Mota, que participou da abertura do curso, destacou a possibilidade de  desenvolvimento de projetos de pesquisa nas diversas áreas e a importância da iniciativa para “avançarmos na nossa meta de capacitar cada vez colegas pesquisadores, de todos os campi, tanto na área de inovação tecnológica tradicional como também na área de inovação tecnológica social, a qual temos apostados nossos recursos e nossas fichas para realizá-la”.  

“Este curso é uma das ações do Polo que visa demonstrar que o Polo é um parceiro, um apoio para o desenvolvimento dos projetos dos pesquisadores nas diversas cadeias produtivas, das mais diferentes regiões do estado”, afirmou o professor Antônio Gabriel Almeida, do Polo de Inovação, no evento de abertura do curso, no dia 27 de abril, que contou também com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ivanildo dos Santos, do diretor-geral pro tempore do Polo de Inovação, Juliano Lopes, e da chefe do Departamento de Administração e Planejamento do PoloEliana Alcântara. 

“O curso não acaba aqui. É uma ação contínua no Instituto de fazer esse diálogo com os colegas, campi, coordenadores de pesquisa, os diretores gerais, com o IFBA de maneira geral, de como o Polo pode fazer parte da vida do IFBA e como o IFBA pode incluir mais o Polo”, afirma o diretor Juliano Lopes. Ele conta que o curso segue um modelo novo, “que não tínhamos experimentado” e serviu para avaliar o dimensionamento do número de vagas adequado para assegurar a qualidade da capacitação. “Queremos capacitar um número maior de pessoas”, diz, ao revelar que já está sendo pensado um modelo possível para muitas ações que contribuam para a inclusão de todos os campi. “Realizamos dois seminários, este curso com o objetivo de ter mais pessoas envolvidas e isso quer dizer mais linhas de pesquisa, mais pessoas para a captação de recurso pois o Polo é um modelo dependente de fomento”, declara Juliano. Ele enfatiza que a capacitação foi um evento “plural e amplo” e contou com a participação de servidores(as) de 15 dos 22 campi . “Isso significa que a mensagem está chegando”, conclui.

A avaliação do professor Antônio Gabriel, que presidiu a comissão organizadora da capacitação, sobre o saldo do evento também é positiva. “O Polo é um patrimônio do IFBA e todos nós devemos nos envolver, participar e fazer com que isso cresça cada vez mais. O polo está de portas abertas para que vocês façam parte deste time”, afirmou Gabriel no encerramento do curso. Ele ressaltou que que o Polo de Inovação está para colaborar com as atividades do Instituto e dos servidores que “querem um complemento de realização profissional e para mostrar que a Instituição pode contribuir mais para a sociedade com o corpo técnico competente que nós temos”. 

Além do professor Antonio Gabriel, a comissão responsável pela organização do curso contou com a participação da professora Eliana Alcântara e das  técnicas administrativas em Educação Gisele Paixão e Isabel Mudo, comunicadoras da DGCOM e do PIS, respectivamente. . 

 

 CURSO DE CAPTAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS DE PD&I

 ABERTURA - INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INOVAÇÃO NO IFBA

Reitora - Luzia Mota
Diretor-Geral do PIS - Juliano Lopes
Pró-reitor de Pesquisa - Ivanildo Antônio dos Santos
Procuradora - Ivana Couto
Diretor executivo da Pró-Reitoria de Extensão - Ivo Cardoso

MÓDULO - INTRODUÇÃO À INOVAÇÃO

Mariana Brasil / EMBASA
Allan Edgar Freitas - Campus Salvador/IFBA

MÓDULO - MODELO DE APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO À INOVAÇÃO DA EMBRAPII

Handerson Leite - Fapesb
Antonio Gabriel Almeida - PIS/IFBA

MÓDULO - PROSPECÇÃO DE PROJETOS

Eduardo Marinho - PIS / IFBA
Antonio Gabriel Almeida - PIS/IFBA

MÓDULO - EXECUÇÃO DE PROJETOS

Antonio Gabriel Almeida - PIS/IFBA
Hugo Nunes - Campus Salvador / IFBA

 MÓDULO - ACOMPANHAMENTO E CONCLUSÃO DE PROJETOS

Judith Zaiden - FEP (Fundação Escola Politécnica)
Deise Piau - PRPGI / IFBA
Eduardo Marinho - PIS / IFBA
Gisele Paixão - DGCOM / IFBA
Isabel Mudo - PIS/IFBA

 Matérias relacionadas: 

Polo de Inovação oferta curso de Captação e Execução de Projetos em PD&I a servidores do IFBA

Polo de Inovação do IFBA integra Rede de Inovação em Transformação Digital, do MCTI com a EMBRAPII  

Polo de Inovação do IFBA completa quatro anos; projeto da área de saúde representou o Brasil internacionalmente e está a caminho da patente 

 * Colaboraram Gisele Paixão e Isabel Mudo.