Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Segunda edição do Ticase Qualifica começa dia 27 de novembro
conteúdo

Segunda edição do Ticase Qualifica começa dia 27 de novembro

A programação do Ticase Qualifica 2021 inclui oficinas, simulações, defesas oficiais (bancas) e convidados. As bancas serão apresentadas à comunidade interna e externa. O projeto tem por objetivo contribuir com a qualificação e a defesa dos(as) estudantes, bem como desenvolver e aperfeiçoar as habilidades relacionadas à avaliação de projetos e dissertações desenvolvidos por aqueles(as) que ingressaram no mestrado através do ProfEPT-IFBA.
por Bárbara Souza publicado: 19/11/2021 09h55, última modificação: 19/11/2021 09h55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Camaçari, por meio da Coordenação de Extensão, do grupo Tecnologia, Informação e Educação do Instituto Federal da Bahia (Ticase) e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica realiza a segunda edição do Ticase Qualifica, entre os dias 27 de novembro e 17 de dezembro. 

O projeto tem por objetivo contribuir com a qualificação e a defesa dos(as) estudantes, bem como desenvolver e aperfeiçoar as habilidades relacionadas à avaliação de projetos e dissertações desenvolvidos por aqueles(as) que ingressaram no mestrado através do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFBA). O IFBA é uma das Instituições Associadas (IAs) em Rede Nacional ao ProfEPT, que oferta o curso de mestrado profissional, tanto para servidores(as) do Instituto quanto para a comunidade em geral.

A primeira edição do Ticase Qualifica, em 2020, contou com simulações de bancas de qualificação, que resultaram em diversos direcionamentos e sugestões para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos participantes do projeto culminando na aprovação de todos(as) na realização de suas bancas de qualificação reais. 

Na edição deste ano, o Ticase Qualifica tem como premissa que a pesquisa como prática pedagógica requer processos de mediação e precisa conter elementos que possam servir tanto para formação do(a) aluno(a) pesquisador(a), quanto para reflexão do(a) docente pesquisador(a). A programação do Ticase Qualifica 2021 inclui oficinas, simulações, defesas oficiais (bancas) e convidados. As bancas serão apresentadas à comunidade interna e externa do IFBA e divulgadas através das redes sociais do grupo Ticase (@grupoticase) . 

Todas as atividades do Ticase Qualifica 2021 serão certificadas para os participantes.

PROGRAMAÇÃO 

 DATA E HORÁRIO

ATIVIDADES

PÚBLICO ALVO

LINK PARA INSCRIÇÃO/PARTICIPAÇÃO

+ INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Dia 27/11

14h às 17h

 Curso de Formação: O convite chegou, e agora? O papel e as contribuições do membro de uma banca examinadora em Programas de Pós-graduação

Egressos ProfEPT

https://forms.gle/1LNiVcMGAET4tGDY7 

 

A formação tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoando da condição de pesquisador, avaliador e parecerista aos egressos e às egressas do ProfEPT/IFBA, e terão como mediadoras as professoras doutoras Tereza Kelly Gomes Carneiro (IFBA), Fátima Luz (IFBA), o professor doutor  Leonardo Rangel (IFBA) e  a professora doutora Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis (Universidade da Madeira). 

A oficina será realizada no dia 27/11/2021, das 14h às 17h horas, e contará com carga horária total de 10h/aulas divididas em 3h síncronas e 7h assíncronas

Dia 04/12

14h às 17h

Curso de Formação: Preparado para a defesa? Contribuições para a dinâmica de apresentação discente em bancas examinadoras do PROFEPT

Discentes ProfEPT

https://forms.gle/hLBU2JtgKqtW2bAcA 

 

 

A formação é destinada aos discentes do ProfEPT/IFBA em fase de finalização dos seus trabalhos, e tem por objetivo contribuir para o processo desta fase final do programa, com dicas de preparação de slides, composição de roteiros e oratória. A oficina será ministrada por Elis Lopes, e será realizada no dia 04/12/2021, das 14h às 17h, e contará com carga horária total de 10h/aulas divididas em 3h síncronas e 7h assíncronas. 

Dia 16/12

9h30m

Defesa da Dissertação  - Ensino De Geometria Na Educação Profissional Tecnológica: Uma Sequência Didática Numa Abordagem Não Tradicional com O uso do Software Fusion 360, de Nelman Ribeiro

Aberto ao público

https://meet.google.com/xmy-cjzv-rvq

 

 

Defesa de Mestrado do discente ProfEPT/IFBA Nelman Ribeiro. 

 

 

 

Dia 16/12

14h

Palestra Avaliando na Pós-graduação

Aberto ao público

https://www.youtube.com/channel/UCrcyr2zIfVkzoMkC7ZbTfcA 

 

Ministrada pela professora doutora Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis (Universidade da Madeira/Portugal). A palestra será transmitida através do canal do Youtube do Campus Camaçari. Link: https://www.youtube.com/channel/UCrcyr2zIfVkzoMkC7ZbTfcA 

Dia 17/12

14h às 18h

Bancas de simulação

Inscritos nas oficinas

Os participantes das oficinas poderão participar das Bancas de Simulações de Defesas. A atividade tem por objetivo simular e estimular a construção de bancas compostas pelos egressos na categoria de avaliadores(as) e dos(as) discentes do ProfEPT/IFBA, e constitui uma oportunidade de receber novas contribuições e experienciar este momento de defesa com a possibilidade de ajustes.